terça-feira, 30 de novembro de 2010

Computação em grid para pesquisa

 Unesp oferece curso para pesquisadores e estudantes sobre utilização de redes de computação de alto desempenho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) oferece um curso inédito sobre fundamentos básicos e treinamento de computação em grid (grade), modelo que divide tarefas entre diversas máquinas para se atingir elevada capacidade de processamento.

A São Paulo OSG School será realizada de 6 a 10 de dezembro e faz parte da rede de computação de alto desempenho de mesmo nome, voltada à pesquisa científica e lançada pela Unesp em 2009. A rede integra 2.944 unidades de processamento, sendo 2.048 no núcleo principal, no campus da Unesp na cidade de São Paulo.

Além de prover poder de processamento de dados para toda a universidade, o projeto investiu no aumento da capacidade de transmissão de dados entre os clusters (aglomerados) por meio da ampliação da rede de fibras ópticas KyaTera - apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) -, que interliga vários centros de pesquisa no Estado de São Paulo.

Segundo a Unesp, os cursos serão baseados na tecnologia desenvolvida pelo Open Science Grid (OSG), com palestras e treinamentos. O OSG é um consórcio formado por cerca de 80 instituições, organizações e laboratórios nacionais norte-americanos que operam em conjunto uma infraestrutura computacional distribuída para dar suporte à ciência e engenharia.

O público-alvo do curso é formado por pesquisadores, líderes de grupos de pesquisa e estudantes de pós-graduação das mais variadas áreas da ciência.

O objetivo é prover uma infraestrutura e suporte tecnológico às atividades e colaborações científicas que necessitam de poder computacional e de armazenamento de larga escala, oferecendo acesso a vastos recursos de processamento e armazenamento de dados de forma colaborativa e compartilhada.

As inscrições vão até o dia 3 de dezembro ou até o preenchimento das vagas. O evento será realizado no auditório do Núcleo de Computação Científica da Unesp, na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz nº 271, Bloco II, Térreo, Barra Funda, na capital paulista.

Mais informações: http://ncc.unesp.br/link/SaoPauloOSGSchool

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75017

Pesquisar neste blog

Google