segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Algoritmo: Exercícios sobre representação de Algoritmos

Pessoal,
Estou disponibilizando os exercícios apresentados nos slides da ultima aula. Espero essas questões resolvidas na próxima aula.

Para cada algoritmo abaixo represente usando a forma: descritiva, diagrama de bloco e pseudocódigo.

1.    Faça um programa que receba dois números e imprima o menor dos dois.

2.    Faça um programa que receba a idade de uma pessoa e imprima mensagem de maioridade ou não.

3.    Uma empresa decide dar um aumento de 30% aos funcionários cujo salário é inferior a 500 reais. Escreva um programa que receba o salário de um funcionário e imprima o valor do salário reajustado ou uma mensagem caso o funcionário não tenha direito ao aumento. 

4.    Faça um programa que receba a altura (H) e o sexo de uma pessoa, calcule e imprima o seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas:
                    para homens: (72.7 * H) – 58
                   para mulheres: (62.1* H) - 44.7

5.    Elabore um algoritmo que receba uma senha do usuário e compare com a senha padrão "ASDFG". Se os valores forem iguais, o seu algoritmo deve informar a mensagem "Acesso liberado", em caso contrário, a mensagem a aparecer é "Acesso negado".

6.    Escreva um algoritmo que leia um valor qualquer. A seguir, mostre uma mensagem dizendo em qual dos seguintes intervalos: [0,25] (25,50], (50,75], (75,100] o número está. Por exemplo (25,50] indica valores maiores que 25 Ex: 25,00001 e menores ou igual a 50 Ex.49,0001; 49,99, 50

7.    Faça um algoritmo que mostre se uma pessoa é ou não maior de idade.

8.    Receber 3 valores numéricos em 3 variáveis, A, B e C, e trocar os valores entre as variáveis de forma que, ao final do algoritmo, a variável A possua o menor valor e a variável C o maior.

9.    Receber valores de base e altura de um triângulo e verificar se são valores válidos (positivos maiores que zero). Em caso afirmativo, calcular a área do triângulo.

10.    Faça um algoritmo em que o usuário digite a sua idade. O algoritmo deve informa quantos anos o usuário falta para fica de maior. A idade do usuário deve ser menor que 18.

Pesquisar neste blog

Google