terça-feira, 7 de julho de 2009

UNEB promove Oficina de Patentes e registro de software

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da UNEB, através da Agência de Inovação promove Oficina de Patentes e direitos sobre programas de computador. O evento acontece no dia 8 de julho, com a presença de Leonardo Cordeiro e Luciana Noronha, especialistas em propriedade intelectual.



Contando com a parceria do escritório Clark, Modet & C, os convidados falarão sobre o que é uma patente?; o que pode ser objeto de uma patente?; objetivos e benefícios com a proteção de software, entre outras coisas (confira programação abaixo).



“Disseminar a cultura da propriedade intelectual na Universidade e sensibilizar a comunidade unebiana sobre a importância de proteger as criações e os resultados das pesquisas, orientando o público sobre os procedimentos legais para garantir esta proteção”, enumera os objetivos da oficina o coordenador de Inovação, Matheus Queiroz.



Segundo Queiroz a oficina é destinada a professores, pesquisadores, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica. O curso acontece no Auditório Jurandir Oliveira, Departamento de Educação, campus I.



Para garantir a participação envie e-mail para: inovacao.uneb@gmail.com, com dados completos, curso e Instituição. E para ter direito ao certificado (4h) é necessário que o participante acompanhe 75% da oficina.





Programação:



9h - Palestra de patentes: Leonardo Cordeiro

- O que é uma Patente?
- O que pode ser objeto de uma patente?
- Qual a proteção conferida pela patente?
- Qual a Natureza da sua invenção?
- Como descrever um pedido de patente?
- Quais os procedimentos após o depósito do pedido de patente no INPI?

Intervalo para coffee break

10h40 - Palestra de software: Luciana Noronha

- Objetivos e benefícios com a proteção de software;
- Diferenças entre a proteção por direitos autorais e patentes;
- Infrações / Pirataria (combate à pirataria, medidas cabíveis);
- Contratos de software;
- Procedimentos para obtenção de registro + recentes alterações.


Fonte: http://www.ppg.uneb.br/?p=330

Pesquisar neste blog

Google