quarta-feira, 27 de abril de 2011

200 países, 200 anos em 4 minutos

Vídeo muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=Qe9Lw_nlFQU

Vídeos de disciplinas de Computação da Unicamp

Fonte: Lista SBC

Através do projeto WebLectures, estamos colocando vários vídeos de aulas online para acesso público no portal do CameraWeb da Unicamp. Atualmente estamos com 6 disciplinas disponíveis publicamente e outras novas virão com o passar dos semestres, entre elas: Arquitetura de Computadores, Estruturas de Dados e Compiladores.

Os vídeos públicos podem ser vistos no portal do CameraWeb em:
 http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/groups

Mais vídeos e informações sobre o projeto estão disponíveis no portal do
WebLectures em:
 http://weblectures.ic.unicamp.br:8080

terça-feira, 26 de abril de 2011

Universidades americanas oferecem cursos online gratuitos

Universia Brasil reúne dez instituições dos Estados Unidos que disponibilizam gratuitamente o conteúdo de seus programas na web. Há opões em diversas áreas do conhecimento


Já pensou em estudar em uma universidade no exterior sem sair do Brasil?  Essa é uma das novidades propiciadas pela tecnologia no campo da educação. Há muitas instituições americanas inclusive que estão abertas a essa inovação e oferecem cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento para profissionais graduados ou não. São disponíveis anotações sobre as aulas, áudios de palestras, vídeos, entre outros artefatos para quem quer ter uma formação internacional. Conheça 10 universidades dos Estados Unidos que mantêm o conteúdo de seus programas acadêmicos na web e aproveite!

 1- MIT
Tenha acesso a todas as aulas dadas na melhor instituição de Matemática da América, sem contar em um dos melhores programas de MBA. Testes, leituras e notas de palestras estão disponíveis para cursos como Direito para Empresários e Gerenciais de Psicologia.

2- Webcast.Berkeley
A instituição é uma das melhores da América e possui tradição em inovação. O sistema de webcast disponibiliza vídeos e podcasts de diversas aulas, como as dadas no curso de Ciência da Computação.

3- Open Yale Courses
Apesar do ótimo conteúdo da universidade, apenas o material introdutório dos cursos está oferecido na rede. O conteúdo vai desde Gerenciamento Empresarial até Artes.

4- Harvard University
Muitos vídeos, mas poucos materiais escritos fazem com que a educação aberta de Harvard seja melhor para navegar do que para aprender. A instituição oferece, por exemplo, Introdução Intensiva a Ciência da
Computação.

5- Tufts University
A universidade oferece bom conteúdo, como Produção de Filmes para Mudança Social e Desenvolvimento Intelectual. A única desvantagem é que você vai acabar os cursos rapidamente, pois não há muitas opções disponíveis.

6- Knowledged@Wharton
Estão disponíveis artigos, podcasts e reportagens especiais publicadas pela melhor escola de negócio dos EUA. Além disso, a instituição tem uma seção exclusiva de conteúdo próprio no iTunes.

7- Stanford on iTunes
Podcasts e informações de aula de uma das melhores instituições americanas. Nessa seção do iTunes é possível escutar áudio de palestras como Pensamentos de Líderes Empresariais e Empreendedorismo Social.

8- Carnegie Mellon
Cursos como Design de Comunicação Visual e Métodos de Investigação Empírica são aulas especiais que a instituição oferece. Os estudantes recebem um guia completo do curso lecionado na faculdade.

9 - Utah State
A instituição não é tão reconhecida, mas oferece uma lista robusta de material gratuito online. Cursos como Aprenda e Aplique HTML e Blogs, Wiki, Novas Mídias no Aprendizado estão disponíveis.

10- UC Irvine
A instituição oferece bons conteúdos, incluindo cursos como Fundamentos de Análise de Negócios e Introdução ao Gerenciamento de Projetos.


Mercado de Trabalho de TI

Bom dia Brasil: http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/mercado-busca-profissionais-de-ti/1488441/

Jornal Nacional: http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/problemas-na-educacao-causam-falta-de-profissionais-no-setor-tecnologico/1488216/

sábado, 16 de abril de 2011

Download do Turbo C

Em  www.5pontos.com.br/leandromiranda/tc.rar está disponível o Turbo C para download.

Quando descompactar, é necessário fazer uma configuração. Selecione a opção Options e posteriormente Directories. Digite os endereços corretos.

Algoritmo: Lista sobre vetor

 Pessoal,
Está disponível no link a seguir uma lista de exercícios sobre vetor:
http://www.4shared.com/document/quTu51lC/Lista_Vetor.html

Abaixo segue o conteúdo da mesma:


  1. Escrever um algoritmo que leia 2 vetores X(10) e Y(10) . Crie, a seguir, um vetor Z que seja:
    1. a diferença entre X e Y;
    2. a soma entre X e Y;
    3. o produto entre X e Y;
    4. Escreva o vetor Z a cada cálculo.

  1. Crie um programa que receba dez nomes do usuário, armazene-os em um vetor e ao final mostre a listagem, indicando a posição de cada nome.

  1. Elabore um programa que crie um vetor com 5 strings para guardar os nomes de pessoas. O vetor deve ser preenchido pelo usuário e ao final deve ser feita uma consulta com um novo nome para saber se ele está ou não cadastrado.

  1. Elabore um programa que crie dois arrays:
    1. um para guardar os nomes de cinco pessoas;
    2. um para guardar as notas das cinco pessoas;

O algoritmo deverá receber o nome e anota de cada pessoa (guardando em cada array correspondente) e ao final fornecer:
(a)    a listagem com posição, nome e nota de cada aluno;
(b)   o nome do aluno com maior nota;
(c)    o nome do aluno com menor nota.

  1. Faça um algoritmo que leia um vetor N[20]. Troque a seguir, o 1° elemento com o último, o 2° elemento com o penúltimo, etc., até trocar o 10° com o 11°. Mostre o vetor modificado.

  1. Faça um algoritmo que leia um vetor K[30]. Troque a seguir, todos os elementos de ordem impar do vetor com os elementos de ordem par imediatamente posterior. Mostre o vetor modificado.

  1. Faça um algoritmo que leia um vetor F[20] e uma variável A. A seguir, crie um vetor G[20] que é o produto da variável A pelo vetor F. Mostre o vetor G no final.

  1. Faça um algoritmo que leia dois vetores: F[20] e G[20]. Calcule e mostre, a seguir, o produto dos valores de F por G.

  1. Faça um algoritmo que leia 2 vetores A[10] e B[10]. A seguir, crie um vetor C que seja a interseção de A com B e mostre este vetor C. Considere que não há elementos duplicados em cada um dos vetores.

  1. Faça um algoritmo que leia um conjunto de 30 valores. Para cada valor lido, coloque em um vetor P ou I, conforme os valores forem pares ou impares. O tamanho dos vetores P e I é de 10 posições. Cada vez que encher um dos vetores, (P ou I) esvazie-o, mostrando os valores que estavam no vetor. Cada vetor P ou I pode ser preenchido quantas vezes forem necessárias. No final, mostre os valores que restaram em cada um dos vetores.

  1. Escreva um algoritmo que leia e mostre um vetor de 20 números. A seguir, conte quantos valores pares existem no vetor.

  1. Escreva um algoritmo que leia um vetor G de 6 elementos caracteres que representa o gabarito de uma prova. A seguir, para cada um dos 10 alunos da turma, leia o vetor de respostas (R) do aluno e conte o número de acertos. Mostre o no de acertos do aluno e uma mensagem APROVADO, se a nota for maior ou igual a 6; e mostre uma mensagem de REPROVADO, caso contrário.

  1. Faça um algoritmo que leia um código numérico inteiro e um vetor de 50 posições de números. Se o código for zero, termine o algoritmo. Se o código for 1, mostre o vetor na ordem como ele foi lido. Se o código for 2, mostre o vetor na ordem inversa, do último até o primeiro.

  1. Queremos efetuar a compactação de um vetor V1 de N algarismos 0 e 1 (N <=40) digitado pelo usuário (onde cada algarismo ocupa uma posição do vetor) , de forma que o vetor resultante V2 de N elementos (N <= 40) possua menos elementos do que o vetor original. A regra de compactação é a seguinte:

    1. o primeiro elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir do seu início, até o primeiro algarismo um;
    2. o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos um que o vetor V1 contém, a partir do último zero encontrado, até o próximo algarismo zero;
    3. o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir do último um encontrado, até o próximo algarismo um;
    4. repete-se os passos b) e c) até o final do vetor V1.

Exemplo: para o vetor digitado V1 = (0,0,0,1,1,0,1,0,1,1,0) obtém-se V2 = (3,2,1,1,1,2,1)

Fazer o algoritmo para efetuar esta compactação, recebendo o valor de N e o vetor V1 do usuário e testando se os algarismos digitados são somente 0's e 1's.

domingo, 10 de abril de 2011

Algoritmo: Lista sobre estrutura de repetição II

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/document/isCIX1by/Lista_Instrucao_Repeticao_II.html outra lista de exercícios sobre repetição.

Abaixo segue conteúdo da mesma:


  1. No planeta Alpha vive a criatura Blobs, que come precisamente 1/2 de seu suprimento de comida disponível todos os dias. Escreva um algoritmo que leia a capacidade inicial de suprimento de comida (em Kg), e calcule quantos dias passarão antes de Blobs coma todo esse suprimento até atingir um quilo ou menos.

  1. A prefeitura de uma cidade fez uma pesquisa entre seus habitantes, coletando dados sobre o salário e número de filhos. A prefeitura deseja saber:

    1. média do salário da população;
    2. média do número de filhos;
    3. maior salário;
    4. percentual de pessoas com salário até R$100,00. O final da leitura de dados se dará com a entrada de um salário negativo.

  1. Chico tem 1,50 metro e cresce 2 centímetros por ano, enquanto Zé tem 1,10 metro e cresce 3 centímetros por ano. Construa um algoritmo que calcule e imprima quantos anos serão necessários para que Zé seja maior que Chico.


  1. Faça um algoritmo que calcule o faturamento de um cinema a cada sessão. Devemos considerar que os menores de 18 anos e que os maiores de 65 anos também pagam meia. O preço normal do ingresso irá variar conforme o dia da semana, portanto deve ser solicitada esta informação. A quantidade de pessoas no cinema irá variar a cada sessão, portanto deve haver está informação também. Além disto, o algoritmo pode ser executado mais de uma vez, ou seja, deve-se verificar ao final do cálculo de uma sessão se o usuário deseja verificar o faturamento de outra sessão.


  1. Existem números de 4 dígitos (de 1000 a 9999) que obedecem à seguinte característica: se dividirmos o número em dois números de dois dígitos, um composto pela dezena e pela unidade, e outro pelo milhar e pela centena, somarmos estes dois novos números gerando um terceiro, o quadrado deste terceiro número é exatamente o número original de quatro dígitos. Por exemplo: 2025, separando: 20 e 25 , somando temos 45. Elevando 45 ao quadrado temos 2025. Escreva um programa para calcular todos os números que obedecem a esta característica.


  1. Ler duas palavras e compará-las. O programa deve informar se as palavras são iguais, caso contrario informar se a primeira é maior do que a segunda, se a segunda é maior do que a primeira ou se são diferentes e tem a mesmo tamanho.
  2. Entrar com uma palavra e criptografá-la da seguinte maneira: A-X; E-Y; I-W; O-K; U-Z;

quarta-feira, 6 de abril de 2011

LTIII: Lista de exercícios de Servlet

Pessoal,
No link a seguir está disponível lista com exercícios de Servlet:
http://www.4shared.com/document/L7faanPk/Lista_Servlet.html

O conteúdo
No link a seguir está dis


  1. Fazer um Servlet que apresente para o usuário a mensagem: “Já sei fazer um servlet” :
    1.            Crie uma página HTML com um link: “Chamar Servlet”
    2. O link deve chamar uma Servlet.
    3. A Servlet deve devolver para o usuário a mensagem: Já sei fazer um servlet.

  1. Fazer um Servlet que direcione para uma página solicitada pelo usuário:
    1. O usuário irá inicialmente acessar uma página HTML;
    2.  A página possui um text e um botão: Navegar;
    3.  A servlet deve verificar ao receber a requisição:
                                                              i.      Se o campo foi preenchido;
                                                            ii.      Retornar para o cliente a página solicitada pelo usuário através do text.

  1. Fazer um Servlet para autenticação que possui os seguintes requisitos:
    1. O usuário irá inicialmente acessar uma página HTML que possui um link com o seguinte  texto: Entrar no sistema. Esse link direciona para uma Servlet;
    2. A Servlet citada no requisito anterior, deve apresentar um formulário que possua dois text: usuário e senha e um botão: Entrar;
    3. A servlet deve verificar ao receber a requisição:
                                                              i.      Se os campos informados foram preenchidos;
                                                            ii.      Se o valor do campo usuário é “Renato” e a senha é “pulalinha”.
    1. A servlet deve dar uma mensagem de boas vindas caso o usuário e a senha confiram; disponibilizar um botão para efetuar LogOff e um link para a página HTML criada no item a. Se o usuário e a senha não conferir mandar uma mensagem de erro;
    2. A servlet somente deve verificar se o usuário e a senha conferem se o usuário não tiver um cookie válido;
    3. O tempo de vida do cookie deve ser definido para 60 segundos;
    4. O usuário ao clicar no botão LogOff deve excluir o cookie e direcionar o usuário para a página HTML criada no item a.

  1. Fazer um Servlet que simule um carrinho de compra de um mercado virtual. A solução deve ter um formulário onde será informado o código do produto, a quantidade desejada pelo usuário.  Considere que a lista de produtos é disponibiliza através de um ArrayList de produtos e que deve ser exibida no primeiro acesso a Servlet. Coloque o conteúdo do ArrayList hardcode. O conteúdo do carrinho deve ser exibido após a inserção de cada produto.



  1. Escreva um Servlet que informe a data atual do servidor.

  1. Escreva um Servlet que indique quantas vezes foi acessado pelo usuário. Use variável de classe para guardar o número de acesso.

  1. Escreva um Servlet que produza um HTML com um link para outro servlet. O segundo servlet deverá produzir uma página HTML com os 10 primeiros números ímpares.

  1. Escreva um Servlet que devolva uma figura GIF em um arquivo. Este arquivo deverá estar na pasta src. Utilize streams para ler o arquivo e devolver na resposta. O tipo de figuras GIF é image/GIF.


Obs.:

1.      O link:  http://java.sun.com/products/servlet/2.1/api/AllNames.html  possui a API Servlet que irá ajudar na solução dessas questões.
2.      As questões 5, 6, 7 e 8 foram retiradas de: http://www.coinfo.cefetpb.edu.br/professor/fred/progiv/spj-servlets/praticas/pratica02.pdf.
                  3. O link:  http://www.coinfo.cefetpb.edu.br/professor/fred/progiv/java-servlets.htm possui um bom material sobre Servlet e JSP.

domingo, 3 de abril de 2011

Algoritmo: Lista sobre estrutura de repetição I

Pessoal,
Está disponível no link a seguir a lista I sobre repetição:
http://www.4shared.com/document/UWZEXGAk/Lista_Instrucao_Repeticao_I.html

Dica: existem questões que a fica mais fácil de implementar usando a instrução for. Pesquisem sobre ela.

Dica 2: uma string é uma sequencia de char. Cada char de uma string pode ser acessado da seguntes forma: variavel_string[i], onde i é um número.

Abaixo conteúdo da mesma:


  1. Faça um programa que receba um número inteiro, calcule e mostre a tabuada desse número.

  1. Faça um programa que receba dois números, calcule e imprima um elevado ao outro.

  1. Escreva um programa para calcular N! (fatorial de N), sendo que o valor inteiro de N é fornecido pelo usuário. Sabe-se que: N! = 1*2*3* ...* (N -1) *N;
0! = 1 , por definição.

  1. Escreva um programa que leia uma quantidade indeterminada de números cada um representa a idade de um indivíduo. A última linha, que não entrará nos cálculos, contém o valor da idade igual a zero; calcule e escreva a idade média deste grupo de indivíduos.

  1. A conversão de graus Farenheit para Centigrados é obtida por c = 5/9*(f-32). Faça um programa que calcule e escreva uma tabela de graus Centigrados graus Farenheit, que variam de 50 a 65 de 1 em 1.

  1. Faça um programa que imprima na tela as tabuadas de 1 a 10.

  1. Escreva um programa que imprima todas as possibilidades de que no lançamento de dois dados tenhamos o valor 7 como resultado da soma dos valores de cada dado.

  1. Prepare um programa que calcule o valor de H, sendo que ele é determinado pela série H = 1/1 + 3/2 + 5/3 + 7/4 + ... + 99/50:

  1. Elabore um programa que determine o valor de S, em que: S = 1/1 – 2/4 + 3/9 – 4/16 + 5/25 – 6/36 ... – 10/100.

  1.  Leia 1 variável X inúmeras vezes (parar quando o valor digitado for <= 0). Para cada valor lido mostre a seqüência de 1 até o valor lido.

  1.  Escreva um algoritmo que imprima os números de 100 a 200 de 10 em 10.

  1. Escreva um algoritmo que forneça quantos números devem existir em seqüência a partir do 1 (1,2,3,4,...) para que a sua soma ultrapasse a 100 o mínimo possível.

  1. A seguinte seqüência de números 0 1 1 2 3 5 8 13 21... é conhecida como série de Fibonacci. Nessa seqüência, cada numero, depois dos 2 primeiros, é igual à soma dos 2 anteriores. Escreva um algoritmo que mostre os 20 primeiros números dessa serie.

  1.  Calcular o volume de uma esfera em função do raio R. O raio deverá variar de 0 a 20 cm de 0,5 em 0,5 cm. V = 4 x PI x R3 / 3.

  1. Inverter os caracteres contidos em uma frase.

  1. Elabore um algoritmo que mostre todos os números múltiplos de 3 entre 100 e 200.

  1.  Escreva um algoritmo para ler 2 valores (se o segundo valor informado for ZERO, deve ser lido um novo valor) e imprimir o resultado da divisão do primeiro pelo segundo.

  1. Escreva um algoritmo para imprimir os 10 primeiros números inteiros maiores que 100.

  1. Ler o número de alunos existentes em uma turma, ler as notas destes alunos, e calcular e escrever a média aritmética destas notas.

  2.  Ler 2 valores, calcular e escrever a soma dos inteiros existentes entre os 2 valores lidos (incluindo os valores lidos na soma). Considere que o segundo valor lido será sempre maior que o primeiro valor lido.

  3. Uma loja está levantando o valor total de todas as mercadorias em estoque. Escreva um algoritmo que permita a entrada das seguintes informações:
    1. o numero total de mercadorias no estoque;
    2. o valor de cada mercadoria. Ao final imprimir o valor total em estoque e a média de valor das mercadorias.
  4. O mesmo exercício anterior, mas agora não será informado o número de mercadorias em estoque. Então o funcionamento deverá ser da seguinte forma:
    1. ler o valor da mercadoria e perguntar "MAIS MERCADORIAS (S/N)?".
    2. Ao final imprimir o valor total em estoque e a média de valor das mercadorias em estoque.

  1. Lida uma string qualquer, iniciar comprimindo-a da forma que foi lida e diminuindo-a em um caractere até que ela se resuma a uma string vazia.
Ex: PASCAL PASCAL PASCA PASC PAS PA P

  1.  Imprima a soma de 1 até 1000.

  2. Escreva um algoritmo que leia um número e escreva sua representação em binário.

  3. Faça um programa leia uma palavra e informe quantas letras ela possui.

  4. Faça um programa que receba uma cadeia de caracteres e mostre o 1o e o 15º caracteres juntos.

Oportunidade de emprego


ANALISTA DE TESTES - SoftwareDATA
 
Área de Atuação: Teste e Qualidade de Software

Perfil do Candidato:

Nível Técnico em Informática ou Superior em área de Tecnologia da Informação (completo ou em andamento)

Características:

Gostar do Trabalho em equipe
Organização
Criatividade
Determinação
Proatividade
Boa escrita

Desejável:

Conhecimentos em Teste de Software


Interessados enviar currículo para: claudio@softwaredata.com.br


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