domingo, 7 de agosto de 2011

Computador japonês realiza 8 quatrilhões de operações por segundo e bate recorde

Os japoneses recuperaram o topo do ranking com uma máquina de nome simples – Computador K – que atingiu a média de 8,162 pontos ao conseguir realizar 8 quatrilhões de operações por segundo.

O supercomputador foi construído pela Fujitsu co. em parceria com o Instituto Japonês de Pesquisas Físicas e Químicas e desbancou o concorrente chinês durante a disputa. A denominação da máquina (computador k) é uma referência à palavra japonesa “kei”, para o número 10 quatrilhões que é a média de cálculos que a computador conseguirá realizar em 2012.

O computador K, ainda não concluído, é composto por 68.544 processadores; sua versão finalizada prevista para o próximo ano contará com 80.000 processadores. O supercomputador é mais poderoso do que os cinco computadores mais rápidos do mundo juntos; e custou cerca de 100 bilhões de iens (algo em torno de 1,25 bilhão de dólares). A máquina será utilizada em pesquisas climáticas e meteorológicas. O projeto tenta ainda ampliar a competitividade entre as empresas locais ao apresentar uma ferramenta eficiente para o desenvolvimento de novas tecnologias e medicamentos.



Fonte: http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=807:computador-japones-realiza-8-quatrilhoes-de-operacoes-por-segundo-e-bate-recorde&catid=128:diversos&Itemid=509

Matéria original: http://top500.org/lists/2011/06/press-release

Pesquisar neste blog

Google