segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pesquisador cria ciberarma capaz de derrubar toda a internet

Pesquisador simulou ataque que poderia derrubar todas as conexões de internet do mundo
Foto: Getty Images

Uma nova arma cibernética pode ser capaz de derrubar a internet do mundo todo, e não há nada que as defesas atuais poderiam fazer para detê-la. Pelo menos é o que afirma o cientista da computação americano Max Schuchard, da Universidade de Minnesota, que criou ao lado de colegas da universidade uma "arma nuclear digital" que poderia ser a responsável pela destruição do mundo online. As informações são do site New Scientist.

A intenção do pesquisador não é derrubar a internet. Pelo contrário, a artilharia foi criada pensando em melhorias de segurança para a rede. O ataque criado por Schuchard usa a própria estrutura da internet contra ela mesma. Centenas de pontos de internet caem a cada minuto no mundo, mas não nos damos conta disso por causa da rota de redes em torno desses pontos. As redes menores que compõem a internet, conhecidas como sistemas autônomos, se comunicam entre si por roteadores. Se um desses pontos cai, os roteadores próximos avisam os vizinhos e um novo caminho de rede é formado, sistema conhecido como Border Gateway Protocol (BGP)

O que Schuchard descobriu foi uma forma de espalhar a ruptura na conexão entre dois roteadores pela internet inteira, interferindo nesse protocolo. O ataque requer uma grande botnet, uma rede de computadores infectados que permitam o controle externo. O pesquisador calcula que 250 mil máquinas seriam suficientes para derrubar toda a internet.

As botnets são usadas para realizar ataques DDoS, que sobrecarregam um determinado servidor com tráfego para tirá-lo do ar. Mas segundo Schuchard, esse tipo de ataque é diferente. "Normalmente o ataque DDos é um martelo, esse é mais um bisturi. Se você cortar nos lugares errados, não vai funcionar", disse ao site New Scientist.

Mas é pouco provável que um ataque desse tipo seja lançado por hackers mal-intencionados, segundo o New Scientist, já que o mapeamento da rede para encontrar um link de destino exige uma técnica muito grande, e quem possui uma botnet suficientemente grande para realizar o ataque estaria usando-a para obter lucro. O que poderia acontecer seria o uso desse ataque por um país durante uma guerra, por exemplo.

Por outro lado, o especialista em sistemas de rede da University College London Mark Handley diz que esse ataque poderia causar "perturbações significativas" na rede, mas afirma que é improvável que toda a internet seja derrubada. Ele diz ao New Cientist que Schuchard usou hipóteses simplistas para simular o ataque. "Duvido que a internet iria se comportar conforme o descrito", disse.

Fonte. http://tecnologia.terra.com.br

Pesquisar neste blog

Google