terça-feira, 30 de março de 2010

Metabuscadores combinam forças de vários sites de pesquisa

Quando o assunto é pesquisa virtual, um nome surge quase que automaticamente na cabeça dos internautas: Google. Segundo dados da empresa de monitoração de tráfego Hitwise, a companhia detém 70,95% do mercado mundial de buscas.

Mas o que pouca gente sabe é que existem ferramentas que podem ser até mais eficazes que o próprio Google.

Poucos sabem que existem ferramentas que podem ser até mais eficazes que o Google

São os chamados metabuscadores, programinhas que varrem a internet em busca de informação utlizando vários sites de pesquisa ao mesmo tempo.

O Gluwi (gluwi.com.br) é uma alternativa brasileira num mercado dominado por sites estrangeiros. Ele pesquisa nos sites YouTube, Google, Wikipedia, Flickr e nos principais jornais do Brasil. Há ainda versões em inglês e espanhol.

A interface é limpa e amigável --o Gluwi mostra tudo na mesma aba do navegador, mas os resultados dos sites não se misturam -são exibidos em janelas separadas para facilitar a visualização. O aplicativo oferece ainda previsão do tempo e horóscopo.

Algumas opções

Para utilizar os bancos de dados do Google, do Yahoo! e do Bing simultaneamente, consulte o Dogpile (dogpile.com), o Clusty (clusty.com) ou o Metacrawler (metacrawler.com). O Clusty mostra resultados em português.

O Sidekiq (sidekiq.com) compila uma quantidade impressionante de ferramentas, além de facilitar a pesquisa avançada do Google, pré-inserindo códigos no campo de busca que podem ajudar bastante o usuário a encontrar arquivos específicos, como apresentações, livros e músicas.

O ChaCha ('[chacha.com]":http://chacha.com) e o Mahalo (mahalo.com´) seguem a linha do Yahoo! Respostas (br.answers.yahoo.com). A ideia é montar um banco de dados com informações geradas pelos próprios internautas.

Busca social

Se a intenção é saber o que as pessoas estão falando em tempo real sobre um determinado tema, o Who's Talkin (whostalkin.com) é o endereço certo. Ele é capaz de realizar buscas em sites como Twitter, Wordpress, Facebook e MySpace, entre dezenas de outros, e mostra apenas o que foi publicado no momento em que a pesquisa foi feita.


Fonte: Folha Online

Pesquisar neste blog

Google