domingo, 29 de novembro de 2009

Resultado LTI - prova I

Pessoal,
As notas da primeira prova de LTI está disponível em:
http://www.4shared.com/file/162056221/3950fa2b/Resultado_Prova_I_LTI.html

Vamos estudar pessoal, vamos dedicar mais horas...

Abraço.

Resultado algoritmo - prova I

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/file/162015813/16d1443c/Resultado_Prova_I.html o resultado da primeira prova de algoritmo.


A prova estava muito fácil, no mínimo era para todos terem tirado um oito.

Ainda existem chances de recuperação, somente precisam estudar mais.

Abraço.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Resultado algoritmo - mini-testes

Pessoal,
Está disponível no link a seguir o resultado parcial dos testes surpresa que temos feito. Até o momento foram feitos quatro teste. Teremos ainda testes surpresa até o final do semestre. Dúvidas sobre as notas serão esclarecidas em sala de aula.

http://www.4shared.com/file/160923481/f25c02d0/Resultado_Parcial_Mini-Testes.html

Vc estão precisando estudar mais.

Abraço.

Lista de Algoritmo - Lista_Vetor

Pessoal,
Está disponível em: http://www.4shared.com/file/160785747/e01d70bd/Lista_Vetor.html lista com exercícios de sobre vetor. Estamos na etapa final. Sugiro que resolva essa lista no final de semana para que possamos esclarecer as dúvidas na quarta.

Abaixo segue o conteúdo da mesma:


1. Escrever um algoritmo que leia 2 vetores X(10) e Y(10) . Crie, a seguir, um vetor Z que seja:
a. a diferença entre X e Y;
b. a soma entre X e Y;
c. o produto entre X e Y;
d. Escreva o vetor Z a cada cálculo.

2. Crie um programa que receba dez nomes do usuário, armazene-os em um vetor e ao final mostre a
listagem, indicando a posição de cada nome.

3. Elabore um programa que crie um vetor com 5 strings para guardar os nomes de pessoas. O vetor deve
ser preenchido pelo usuário e ao final deve ser feita uma consulta com um novo nome para saber se ele
está ou não cadastrado.

4. Elabore um programa que crie dois arrays:
a. um para guardar os nomes de cinco pessoas;
b. um para guardar as notas das cinco pessoas;
O algoritmo deverá receber o nome e anota de cada pessoa (guardando em cada array correspondente) e ao
final fornecer:
(a) a listagem com posição, nome e nota de cada aluno;
(b) o nome do aluno com maior nota;
(c) o nome do aluno com menor nota.

5. Faça um algoritmo que leia 3 valores e ordene-os em ordem crescente. No final, mostre os valores em
ordem crescente e como foram lidos. Utilize dois vetores para armazenar esses valores.

6. Faça um algoritmo que leia um vetor N[20]. Troque a seguir, o 1 elemento com o último, o 2
elemento com o penúltimo, etc., até trocar o 10 com o 11. Mostre o vetor modificado.

7. Faça um algoritmo que leia um vetor K[30]. Troque a seguir, todos os elementos de ordem impar do
vetor com os elementos de ordem par imediatamente posterior. Mostre o vetor modificado.

8. Faça um algoritmo que leia um vetor F[20] e uma variável A. A seguir, crie um vetor G[20] que é o
produto da variável A pelo vetor F. Mostre o vetor G no final.

9. Faça um algoritmo que leia dois vetores: F[20] e G[20]. Calcule e mostre, a seguir, o produto dos
valores de F por G.

10. Faça um algoritmo que leia 2 vetores A[10] e B[10]. A seguir, crie um vetor C que seja a interseção de
A com B e mostre este vetor C. Considere que não há elementos duplicados em cada um dos vetores.

11. Faça um algoritmo que leia um conjunto de 30 valores. Para cada valor lido, coloque em um vetor P ou
I, conforme os valores forem pares ou impares. O tamanho dos vetores P e I é de 10 posições. Cada
vez que encher um dos vetores, (P ou I) esvazie-o, mostrando os valores que estavam no vetor. Cada
vetor P ou I pode ser preenchido quantas vezes forem necessárias. No final, mostre os valores que
restaram em cada um dos vetores.

12. Escreva um algoritmo que leia e mostre um vetor de 20 números. A seguir, conte quantos valores pares
existem no vetor.

13. Escreva um algoritmo que leia um vetor G de 6 elementos caracteres que representa o gabarito de uma
prova. A seguir, para cada um dos 10 alunos da turma, leia o vetor de respostas (R) do aluno e conte o
número de acertos. Mostre o no de acertos do aluno e uma mensagem APROVADO, se a nota for
maior ou igual a 6; e mostre uma mensagem de REPROVADO, caso contrário.

14. Faça um algoritmo que leia um código numérico inteiro e um vetor de 50 posições de números. Se o
código for zero, termine o algoritmo. Se o código for 1, mostre o vetor na ordem como ele foi lido. Se
o código for 2, mostre o vetor na ordem inversa, do último até o primeiro.

15. Queremos efetuar a compactação de um vetor V1 de N algarismos 0 e 1 (N <=40) digitado pelo usuário (onde cada algarismo ocupa uma posição do vetor) , de forma que o vetor resultante V2 de N elementos (N <= 40) possua menos elementos do que o vetor original. A regra de compactação é a seguinte: a. o primeiro elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir do seu início, até o primeiro algarismo um; b. o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos um que o vetor V1 contém, a partir do último zero encontrado, até o próximo algarismo zero; c. o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir do último um encontrado, até o próximo algarismo um; d. repete-se os passos b) e c) até o final do vetor V1. Exemplo: para o vetor digitado V1 = (0,0,0,1,1,0,1,0,1,1,0) obtém-se V2 = (3,2,1,1,1,2,1) Fazer o algoritmo para efetuar esta compactação, recebendo o valor de N e o vetor V1 do usuário e testando se os algarismos digitados são somente 0's e 1's.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

LTI - Exemplo em Java de método construtor

Pessoal,
No link a seguir tem exemplo de criação e utilização de método construtor

http://www.4shared.com/file/154610133/27ee3cc7/Construtor.html

Lista de LTI - Lista_Construtores

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/file/154606374/c669ce62/Lista_Construtores.html uma lista sobre Construtores.


Abaixo segue conteúdo da lista:

Observação: Essa lista é continuação da Lista_Classe_Abstrata2.doc, portanto é necessário que a mesma já tenha sido resolvida.

1. Crie dois construtores para a classe Animal:
a. Um construtor deve receber como parâmetro os valores dos atributos: nome, cor, peso e tamanho.
b. O outro deve ser o construtor padrão;

2. Altere o código da classe Zoo.java para que no momento da criação de um Animal use o construtor criado no item 1.a.

Reunião do PIBIC JR

Informo aos candidatos do PIBIC Jr que compareçam hoje, 18/11/2009, às 13:30 no GIA para seleção. O não comparecimento indicará desistência do candidato.

Os candidatos são:

Bianca Dórea 2 ano
Robson Matos Lima 1º ano
Raul Lima Alves 1º ano
Everly Caroline 2°ano
David 2°ano
Evanize 2°ano
Robson de Santana Borges 3º ano
Elienaide Machado de Souza 2°ano
Anderson Pimenta 2ª ano
Lays de OLiveira Dantas 1º ano
Juliana de souza coutinho 1° ano
Mailson Dias 1°ano turma
Michel Jefferson Batista da Silva 2º ano
Messias Oliveira 3º ano
Rodrigo Bruno Araujo da Silva 2º ano
Caio Lima 2º ano

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bolsa de pesquisa PIBIC Jr - R$100,00

Pessoal,

O edital do PIBIC Jr está disponível em:
http://www.portal.ifba.edu.br/noticias/edital-para-selecao-de-propostas-ao-pibic-jr.html

O edital saiu permitindo que os alunos do terceiro ano participem. Vejam as observações.

Os alunos do terceiro ano que tiverem interesse em participar me mandem e-mail até o dia 10/11/2009 e a documentação até dia 12/11.

> Prezados alunos,
>
> Os professores Alexandre Franco, Eduardo Souto, Francisco Borges e
> Renato Novais submeterão quatro projetos para o PIBIC Jr. O PIBIC Jr é
> uma modalidade de bolsa de pesquisa de iniciação científica para
> alunos do ensino médio, no valor de R$100,00 no período de 12 meses.
> As bolsas serão financiadas pelo CNPq e Fapesb.
>
> Os projetos dos professores são projetos ligados ao GIA – Grupo de
> Informática Aplicada e serão apresentados para os alunos selecionados
> que irão concorrer a bolsa.
>
> São quatro vagas e para candidatar a bolsa o aluno deve:
>
> - Mandar e-mail até o dia 10/11/2009 para borgeskaiser@gmail.com
> indicando interesse em concorrer;
> - Providenciar a documentação abaixo relacionada;
> - Atender aos requisitos abaixo relacionado.
>
> Requisitos e documentos para os candidatos:
>
> a)Estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano de Escola Pública e
> se dispor a participar das atividades de pesquisa desenvolvidas por
> professores qualificados;
> b)Não possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de qualquer
> outra modalidade de bolsa;
> c) Possuir freqüência escolar igual ou superior a 80% (oitenta por cento);
> d) Possuir cadastro de pesquisador na FAPESB:
> http://www.fapesb.ba.gov.br/pesquisador/cadastro
>
> e) Apresentar histórico escolar. O histórico é do IFBa.
> f) A bolsa é de um ano começando as atividades no dia 01/03/2010 por
> conta disso os alunos devem ter vínculos com a instituição no mínimo
> até fevereiro de 2011. Logo, os alunos que serão quarto ano em 2010
> não poderão concorrer como bolsistas somente como voluntários.
> g) Ser do ensino médio.
>
> A seleção será feita pelos professores acima citado. O candidato que
> não atender a alguns dos pontos acima será desclassificado.
>

Lista de LTI - Lista_Classe_abstrata2

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/file/149100703/85566be0/Lista_Classe_Abstrata2.html a lista: Lista_Classe_abstrata2.

Abaixo conteúdo da mesma:

Observação: Essa lista é continuação da Lista_ArrayList2.doc, portanto é necessário que a lista Lista_ArrayList2.doc tenha sido resolvida.

1. Transforme a classe Animal em uma classe Abstrata.

2. Transforme o método comunicar da classe Animal em abstrato.

3. Crie as classes Leão, Gato, Cachorro e Galinha que herdam da classe Animal.

4. Implemente o método comunicar nas classes: Leão, Gato, Cachorro e Galinha.

5. Altere a classe Menu para que quando o usuário digitar a opção: “Digite 1 para cadastrar um animal” ele escolha qual tipo de animal deseja criar .

Solução da lista de LTI - Lista_ArrayList2

Pessoal,
Está disponível no link a seguir a solução da Lista_ArrayList2:

http://www.4shared.com/file/149087766/c59d9834/Lista_arrayList2.html

Solução da lista de LTI - Lista_Classe_Abstrata

Pessoal,
Está disponível no link a seguir a solução da primeira questão da Lista_Classe_Abstrata.

http://www.4shared.com/file/149082055/45287cfa/Lista_Classe_Abstrata.html

Lista de LTI - Lista_Classe_abstrata

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/file/149078320/95a8d75e/Lista_Classe_Abstrata.html uma uma lista sobre classe abstrata.

Abaixo segue conteúdo da lista disponibilizada:

1. Escreva as classes necessárias para resolver o seguinte problema: precisa-se desenvolver uma aplicação para calcular a área de figuras. Considere que a aplicação possui somente as figuras: circulo, quadrado, retângulo e triangulo. A superclasse Figura é uma classe abstrata que possui os métodos area que calcula a área e o método mostrar que apresenta o valor da área calculada. O método area é um método abstrato. Todas as figuras são subclasses da classe Figura. Crie uma classe principal para criar uma instancia de cada figura, em seguida chamar os métodos área e mostrar de cada instancia.

2. Podemos instanciar uma classe abstrata?

3. Um método abstrato pode existir em uma classe que não é abstrata?

4. Uma classe abstrata pode herdar de outra classe abstrata?

Prova de LTI - solução

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/file/149073210/684669ab/Prova_I_LTI.html
a solução da primeira de prova de LTI.

Prova de LTI - arquivo

No link a seguir está disponível a prova:

http://www.4shared.com/file/149070433/d54189cf/Prova_I_2009_2.html

Abaixo o conteúdo da mesma.

A prefeitura de Santo Amaro lhe contratou para desenvolver um sistema para controlar os impostos gerados na feira da cidade. Em conversa com o secretário verificou-se os requisitos que o sistema deve atender. A feira possui diversos tipos de feirantes: os que vendem peixe, os que vendem carne, os que prestam serviços diversos, os que vendem frutas e legumes. A prefeitura precisa cadastrar os feirantes que possuem: nome, total vendas do dia e CPF. Cada feirante deve pagar o imposto de acordo com o seu tipo conforme a tabela abaixo por dia:

Tipo do feirante Imposto que deve ser pago para a prefeitura
que vendem peixe 3% sobre o valor total das vendas
que vendem carne 4% sobre o valor total das vendas
que prestam serviços diversos 5% sobre o valor total das vendas
que vendem frutas e legumes 1% sobre o valor total das vendas

O sistema deve:
a. Cadastrar os feirantes; (3,0)
b. Cadastrar o total de vendas por dia de cada feirante cadastrado; (3,0)
c. Exibir o total de imposto que a prefeitura vai arrecadar no dia;(4,0)

Desenvolva o código das classes em Java para resolver o problema acima. No código devem ser utilizados os seguintes assuntos: ArrayList, polimorfismo, herança, encapsulamento, sobrescrever, modificadores de acesso privado e publico, método static.

sábado, 7 de novembro de 2009

Lista de Algoritmo - Lista_Instrucao_Repeticao_I

Pessoal,
Está disponível no link a seguir lista sobre instruções de repetição.

http://www.4shared.com/file/148050822/6ef029a8/Lista_Instrucao_Repeticao_I.html


Abaixo segue conteúdo da lista:
1. Faça um programa que receba um número inteiro, calcule e mostre a tabuada desse número.

2. Faça um programa que receba dois números, calcule e imprima um elevado ao outro.

3. Escreva um programa para calcular N! (fatorial de N), sendo que o valor inteiro de N é fornecido pelo usuário. Sabe-se que: N! = 1*2*3* ...* (N -1) *N;
0! = 1 , por definição.

4. Escreva um programa que leia uma quantidade indeterminada de números cada um representa a idade de um indivíduo. A última linha, que não entrará nos cálculos, contém o valor da idade igual a zero; calcule e escreva a idade média deste grupo de indivíduos.

5. A conversão de graus Farenheit para Centigrados é obtida por c = 5=9*(f-32). Faça um programa que calcule e escreva uma tabela de graus Centigrados graus Farenheit, que variam de 50 a 65 de 1 em 1.

6. Faça um programa que imprima na tela as tabuadas de 1 a 10.

7. Escreva um programa que imprima todas as possibilidades de que no lançamento de dois dados tenhamos o valor 7 como resultado da soma dos valores de cada dado.

8. Prepare um programa que calcule o valor de H, sendo que ele é determinado pela série H = 1/1 + 3/2 + 5/3 + 7/4 + ... + 99/50:

9. Elabore um programa que determine o valor de S, em que: S = 1/1 – 2/4 + 3/9 – 4/16 + 5/25 – 6/36 ... – 10/100.

10. Leia 1 variável X inúmeras vezes (parar quando o valor digitado for <= 0). Para cada valor lido mostre a seqüência de 1 até o valor lido.

11. Escreva um algoritmo que imprima os números de 100 a 200 de 10 em 10.

12. Escreva um algoritmo que forneça quantos números devem existir em seqüência a partir do 1 (1,2,3,4,...) para que a sua soma ultrapasse a 100 o mínimo possível.

13. A seguinte seqüência de números 0 1 1 2 3 5 8 13 21... é conhecida como série de Fibonacci. Nessa seqüência, cada numero, depois dos 2 primeiros, é igual à soma dos 2 anteriores. Escreva um algoritmo que mostre os 20 primeiros números dessa serie.

14. Calcular o volume de uma esfera em função do raio R. O raio deverá variar de 0 a 20 cm de 0,5 em 0,5 cm. V = 4 x PI x R3 / 3.

15. Inverter os caracteres contidos em uma frase.

16. Elabore um algoritmo que mostre todos os números múltiplos de 3 entre 100 e 200.

17. Escreva um algoritmo para ler 2 valores (se o segundo valor informado for ZERO, deve ser lido um novo valor) e imprimir o resultado da divisão do primeiro pelo segundo.

18. Escreva um algoritmo para imprimir os 10 primeiros números inteiros maiores que 100.

19. Ler o número de alunos existentes em uma turma, ler as notas destes alunos, e calcular e escrever a média aritmética destas notas.

20. Ler 2 valores, calcular e escrever a soma dos inteiros existentes entre os 2 valores lidos (incluindo os valores lidos na soma). Considere que o segundo valor lido será sempre maior que o primeiro valor lido.

21. Uma loja está levantando o valor total de todas as mercadorias em estoque.

22. Escreva um algoritmo que permita a entrada das seguintes informações:
a. o numero total de mercadorias no estoque;
b. o valor de cada mercadoria. Ao final imprimir o valor total em estoque e a média de valor das mercadorias.

23. O mesmo exercício anterior, mas agora não será informado o número de mercadorias em estoque. Então o funcionamento deverá ser da seguinte forma:
a. ler o valor da mercadoria e perguntar "MAIS MERCADORIAS (S/N)?".
b. Ao final imprimir o valor total em estoque e a média de valor das mercadorias em estoque.

24. Lida uma string qualquer, iniciar comprimindo-a da forma que foi lida e diminuindo-a em um caractere até que ela se resuma a uma string vazia.
Ex: PASCAL PASCAL PASCA PASC PAS PA P

25. Imprima a soma de 1 até 1000.

26. Escreva um algoritmo que leia um número e escreva sua representação em binário.

27. Faça um programa leia uma palavra e informe quantas letras ela possui.

28. Faça um programa que receba uma cadeia de caracteres e mostre o 1o e o 15º caracteres juntos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Livro falado promove inclusão de deficientes visuais

Mais de 1270 livros falados estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca Circulante do Livro Falado da Fundação Dorina Nowill para Cegos, instituição pioneira na criação de obras em Braille e em livros gravados no formato MP3 e digital. O acervo é variado - são clássicos da literatura nacional e estrangeira, obras de leitura obrigatória para vestibulares e os mais recentes best-sellers.

"As obras são enviadas gratuitamente para a casa do deficiente visual com isenção postal. Como é reprodução de uma obra pela lei nº 9.610, não pagamos direitos autorais ao autor, pois o trabalho é voltado exclusivamente para deficientes visuais e não visa fins lucrativos", comenta Susi Maluf, gerente de distribuição de produtos da instituição.

Em setembro foram mais de 2.494 empréstimos e estiveram entre os livros mais pedidos as obras: Jesus, O maior psicólogo que já existiu, de Mark W. Baker, A cidade do sol, de Khaled Hosseini e A menina que roubava livros, de Markus Zusak.

Em seus dois estúdios, toda segunda-feira, uma equipe de locutores profissionais grava em áudio as matérias publicadas na Revista Veja, incluindo a descrição das fotografias, desenhos e gráficos, necessária para a compreensão dos textos. Em menos de um dia a revista é produzida e
os exemplares são enviados pelo correio, onde são distribuídos gratuitamente para mais de 3.500 pessoas deficientes visuais e organizações que os atendem, nos mais remotos lugares do Brasil. "Ao distribuir semanalmente a Revista Veja Falada a Fundação Dorina assegura a
estas pessoas informação atualizada que possivelmente ela não encontraria disponível em outro formato acessível", comenta a responsável.

Outra curiosidade, é que a instituição também aceita voluntários para lerem as obras. "Temos vários candidatos e fazemos a seleção através de um teste de voz. Depois o voluntário leva a obra para casa, instala um software em seu computador e lê em voz alta", explica Susi sobre o
processo que demora em torno de um mês.

Serviço:
Fundação Dorina Nowill para Cegos
www.fundacaodorina.org.br

- Empréstimos na Biblioteca Circulante do Livro Falado
Telefones: 11 5087-0960 ou DDD 11 5087-0991
E-mail: biblioteca@fundacaodorina.org.br

- Doações / Patrocínios / Lei Rouanet / Fumcad
Telefone: 11 5087-0961
E-mail: mantenedor@fundacaodorina.org.br


Fonte: http://www.bempublico.com.br/novo.php?acao=mostrar_artigo&idArtigo=11914

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bolsa de pesquisa PIBIC Jr - R$100,00

Prezados alunos,

Os professores Alexandre Franco, Eduardo Souto, Francisco Borges e Renato Novais submeterão quatro projetos para o PIBIC Jr. O PIBIC Jr é uma modalidade de bolsa de pesquisa de iniciação científica para alunos do ensino médio, no valor de R$100,00 no período de 12 meses. As bolsas serão financiadas pelo CNPq e Fapesb.

Os projetos dos professores são projetos ligados ao GIA – Grupo de Informática Aplicada e serão apresentados para os alunos selecionados que irão concorrer.

São quatro vagas e para candidatar a bolsa o aluno deve:

- Mandar e-mail até o dia 10/11/2009 para borgeskaiser@gmail.com indicando interesse em concorrer;
- Providenciar a documentação abaixo relacionada;
- Atender aos requisitos abaixo relacionado.

Requisitos e documentos para os candidatos:

a)Estar regularmente matriculado no 1º ou 2º ano de Escola Pública e se dispor a participar das atividades de pesquisa desenvolvidas por professores qualificados;
b)Não possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de qualquer outra modalidade de bolsa;
c) Possuir freqüência escolar igual ou superior a 80% (oitenta por cento);
d) Possuir cadastro de pesquisador na FAPESB: http://www.fapesb.ba.gov.br/pesquisador/cadastro

e) Apresentar histórico escolar. O histórico é do IFBa.
f) A bolsa é de um ano começando as atividades no dia 01/03/2010 por conta disso os alunos devem ter vínculos com a instituição no mínimo até fevereiro de 2011. Logo, os alunos que serão quarto ano em 2010 não poderão concorrer como bolsistas somente como voluntários.
g) Ser do ensino médio.

A seleção será feita pelos professores acima citado. O candidato que não atender a alguns dos pontos acima será desclassificado.

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