11/05/09
A I Pesquisa Nacional de Egressos, realizada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), foi divulgada no último dia 7. A pesquisa aponta indicadores favoráveis ao ensino técnico e tecnológico. Por exemplo, constatou-se que, do total de alunos de nível médio que, entre 2003 e 2007, estudaram em escolas técnicas federais, 72% deles estão no mercado de trabalhos. Desses, 65% trabalham em sua área de formação.
Além disso, a pesquisa confirmou a forte relação dos cursos oferecidos pelas escolas e os arranjos produtivos de cada região. Dentre os egressos empregados, 74% trabalham a 50 quilômetros de distância, no máximo, dos municípios onde fizeram seus cursos. Por esta razão, o MEC orienta as instituições a considerar o mercado local na hora de definir a oferta de cursos.
Sobre os resultados dos estudos, o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco, afirma que os resultados atestam o grau de excelência da rede. “A Rede, que se destaca nos exames oficiais de avaliação (Enem e Enade), agora demonstra a empregabilidade e inserção dos seus alunos em suas respectivas regiões de formação e a valorização profissional”, destaca.
Coordenação de Comunicação Social - Campus Salvador