Está disponível no link a seguir uma lista de exercícios sobre vetor:
http://www.4shared.com/document/quTu51lC/Lista_Vetor.html
Abaixo segue o conteúdo da mesma:
- Escrever um algoritmo que leia 2 vetores X(10) e Y(10) . Crie, a seguir, um vetor Z que seja:
- a diferença entre X e Y;
- a soma entre X e Y;
- o produto entre X e Y;
- Escreva o vetor Z a cada cálculo.
- Crie um programa que receba dez nomes do usuário, armazene-os em um vetor e ao final mostre a listagem, indicando a posição de cada nome.
- Elabore um programa que crie um vetor com 5 strings para guardar os nomes de pessoas. O vetor deve ser preenchido pelo usuário e ao final deve ser feita uma consulta com um novo nome para saber se ele está ou não cadastrado.
- Elabore um programa que crie dois arrays:
- um para guardar os nomes de cinco pessoas;
- um para guardar as notas das cinco pessoas;
O algoritmo deverá receber o nome e anota de cada pessoa (guardando em cada array correspondente) e ao final fornecer:
(a) a listagem com posição, nome e nota de cada aluno;
(b) o nome do aluno com maior nota;
(c) o nome do aluno com menor nota.
- Faça um algoritmo que leia um vetor N[20]. Troque a seguir, o 1° elemento com o último, o 2° elemento com o penúltimo, etc., até trocar o 10° com o 11°. Mostre o vetor modificado.
- Faça um algoritmo que leia um vetor K[30]. Troque a seguir, todos os elementos de ordem impar do vetor com os elementos de ordem par imediatamente posterior. Mostre o vetor modificado.
- Faça um algoritmo que leia um vetor F[20] e uma variável A. A seguir, crie um vetor G[20] que é o produto da variável A pelo vetor F. Mostre o vetor G no final.
- Faça um algoritmo que leia dois vetores: F[20] e G[20]. Calcule e mostre, a seguir, o produto dos valores de F por G.
- Faça um algoritmo que leia 2 vetores A[10] e B[10]. A seguir, crie um vetor C que seja a interseção de A com B e mostre este vetor C. Considere que não há elementos duplicados em cada um dos vetores.
- Faça um algoritmo que leia um conjunto de 30 valores. Para cada valor lido, coloque em um vetor P ou I, conforme os valores forem pares ou impares. O tamanho dos vetores P e I é de 10 posições. Cada vez que encher um dos vetores, (P ou I) esvazie-o, mostrando os valores que estavam no vetor. Cada vetor P ou I pode ser preenchido quantas vezes forem necessárias. No final, mostre os valores que restaram em cada um dos vetores.
- Escreva um algoritmo que leia e mostre um vetor de 20 números. A seguir, conte quantos valores pares existem no vetor.
- Escreva um algoritmo que leia um vetor G de 6 elementos caracteres que representa o gabarito de uma prova. A seguir, para cada um dos 10 alunos da turma, leia o vetor de respostas (R) do aluno e conte o número de acertos. Mostre o no de acertos do aluno e uma mensagem APROVADO, se a nota for maior ou igual a 6; e mostre uma mensagem de REPROVADO, caso contrário.
- Faça um algoritmo que leia um código numérico inteiro e um vetor de 50 posições de números. Se o código for zero, termine o algoritmo. Se o código for 1, mostre o vetor na ordem como ele foi lido. Se o código for 2, mostre o vetor na ordem inversa, do último até o primeiro.
- Queremos efetuar a compactação de um vetor V1 de N algarismos 0 e 1 (N <=40) digitado pelo usuário (onde cada algarismo ocupa uma posição do vetor) , de forma que o vetor resultante V2 de N elementos (N <= 40) possua menos elementos do que o vetor original. A regra de compactação é a seguinte:
- o primeiro elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir do seu início, até o primeiro algarismo um;
- o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos um que o vetor V1 contém, a partir do último zero encontrado, até o próximo algarismo zero;
- o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir do último um encontrado, até o próximo algarismo um;
- repete-se os passos b) e c) até o final do vetor V1.
Exemplo: para o vetor digitado V1 = (0,0,0,1,1,0,1,0,1,1,0) obtém-se V2 = (3,2,1,1,1,2,1)