sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Descoberta do CERN pode destruir a Teoria da Relatividade

Cientistas do CERN, laboratório de pesquisas nucleares da Europa, descobriram partículas subatômicas capazes de viajar em velocidades que superam à da luz, algo considerado impossível até então. A novidade pode abalar todos os pilares da Física moderna e tornar inválida a Teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein.

Durante o experimento, que teve duração de três anos, os cientistas enviaram cerca de 16 mil pacotes de neutrinos (partículas subatômicas com massa praticamente nula) até uma instalação em Gran Sasso, na Itália, localizada a 732 quilômetros dos laboratórios do CERN. A velocidade das transmissões foi medida utilizando o detector de partículas OPERA (Oscilation Project with Emulsion-tRacking Apparatus).

A partir dos dados coletados, os pesquisadores descobriram que algumas partículas estavam chegando ao destino com um tempo 60 nanosegundos mais rápido do que aquele alcançado pela luz, com margem de erro de somente 10 nanosegundos. A descoberta chocou os cientistas, devido ao seu grande potencial de mudar completamente os pilares da Física.

Matéria completa em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/13613-descoberta-do-cern-pode-destruir-a-teoria-da-relatividade.htm

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

III Congresso Baiano de Educação Inclusiva

III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares
I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva

Local:
Centro de Convenções, Salvador - Bahia

Período:
30 de outubro a 1º de novembro de 2011

Público alvo:
Docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, e
profissionais.

http://www.3cbei.ufba.br/

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Impressionante e fantástico

Faça o download da imagem para melhor visualizar e admirar a grandiosidade do universo e de Deus. 

A coleção Matemática Multimídia

Em 2008 começou na Unicamp, com financiamento do MEC, o projeto Matemática Multimídia. Seu objetivo, que será alcançado em definitivo nos próximos meses, é desenvolver uma coleção de recursos educacionais multimídia para uso livre e gratuito de qualquer professor ou aluno para ensinar e aprender Matemática em nível de Ensino Médio.
A coleção já está parcialmente disponível no portal www.m3.mat.br e já conta com cerca de 300 recursos educacionais independentes no formato de áudios, vídeos, softwares e experimentos.
Os recursos educacionais cobrem desde os conteúdos iniciais do Ensino Médio, como conjuntos numéricos, até tópicos avançados como números complexos.
Os vídeos e áudios têm cerca de 10 minutos de duração e o objetivo de introduzir algum conceito, mostrar alguma aplicação ou contar um pouco de história daquilo que se pretende ensinar.
Os experimentos ocupam 1 ou 2 aulas e propõe atividades com algum apelo manipulativo e que levam o estudante a aplicar algum conteúdo que já tenha aprendido ou se deparar com a necessidade de aprender algum novo conteúdo para resolver uma certa situação problemática que lhe foi proposta.
Por fim, os softwares são um pouco mais longos, podendo ocupar até mais do que 2 aulas. Eles oferecem um roteiro de perguntas (corrigidas pelo próprio software) que orientam a interação do estudante com uma ferramenta interativa que ilustra algum fenômeno ou auxilia a resolução do problema proposto.
Os recursos educacionais da coleção Matemática Multimídia tentam trazer uma visão muito rica do conteúdo do Ensino Médio sem perder de vista a aprendizagem dos estudantes e a realidade da Educação Brasileira. Aproveitam, todo o material pode ser acessado e utilizado livremente!

Fonte: Dicas-L

Redação científica ganha site especializado

21/09/2011
Por Fábio de Castro
Agência FAPESP – Em sete livros sobre redação e publicação científica, o zoólogo Gilson Volpato sistematizou o conhecimento acumulado ao longo de mais de 25 anos de dedicação ao tema. A partir de agora, os interessados poderão encontrar uma referência permanente sobre o assunto na internet.

Volpato, que é professor do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), lançou um site que tem o objetivo de oferecer ao público acesso a artigos, dicas e reflexões sobre temas como redação científica, educação e ética na ciência.
No serviço também é possível acompanhar a concorrida agenda de Volpato, que em 2010 apresentou 78 palestras e cursos em todo o Brasil. “Na minha trajetória estou continuamente descobrindo notícias, artigos e outras referências interessantes ligadas à ética da ciência, à publicação e à redação científica. Com base na minha experiência, procurei selecionar esse material, editá-lo e disponibilizá-lo acompanhado de comentários”, disse à Agência FAPESP.

A ideia inicial era lançar um blog, mas a limitação de tempo para a interação constante com os leitores levou o autor a optar por um site. “Além do material proveniente de outras fontes e selecionado, o site permite o download de artigos relacionados aos vários temas que tenho abordado”, disse.

O site se divide nas seções “Ciência”, “Redação Científica”, “Publicação Científica”, “Ética e Moral na Ciência”, “Sociedade”, “Administração” e “Educação”. Em cada uma das seções temáticas há uma lista de livros relacionados ao assunto, artigos, uma série de links para textos externos – com comentários do autor – e uma lista de dicas.

O site também dá acesso a aulas on-line do curso “Bases Teóricas para Redação Científica”, apresentado por Volpato na Unesp. “Por enquanto há 19 aulas disponíveis, mas todo o material já foi gravado. Estou corrigindo detalhes em alguns dos vídeos e em breve todas as 44 aulas estarão no ar”, disse.

Autor do Método Lógico para a Redação Científica, Volpato conta que o conjunto de sua obra procura mostrar que a redação científica deve se pautar pela lógica da pesquisa e não por costumes acadêmicos.

“A redação e a publicação de ciência têm apresentado uma orientação muito técnica, de maneira geral. O que procuro fazer é escapar dessas receitas prontas. Todas as decisões do autor de um artigo devem ser produto da lógica científica e não de regrinhas extraídas dos costumes, que reproduzem e perpetuam equívocos conceituais”, disse.

Redação Científica por Gilson Volpato: www.gilsonvolpato.com.br


Fonte: http://agencia.fapesp.br/14517

Matemática: Khan Academy

www.khanacademy.org

Salman Khan criou uma nova metodologia para se ensinar matemática através da internet.

Ele criou mais de 2400 vídeo-aulas, além de possuir um método de prática de exercícios em ordem crescente de dificuldade onde o aluno pode aprender sozinho, fazer os exercícios  quantas vezes quiser, e prosseguir de acordo com a evolução na resolução dos exercícios.

A metodologia contempla desde a matemática básica do 1+1=2 até o cálculo diferencial e integral, Laplace, etc,...

Além da matemática, há também vídeo-aulas de biologia, química, e outras,...

O conteúdo atende de alunos do ensino médio até doutorado.

Pesquisar neste blog

Google