quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pdf do livro "Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet"

O link para o pdf do livro "Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet", que está disponível sob licença Creative Commons 3.0, que permite compartilhar (copiar, transmitir e distribuir) e remixar a obra.

http://www.paulofreire.org/Crpf/CrpfAcervo000229



Fonte: SBC-listaIE

terça-feira, 26 de julho de 2011

Concurso para professor assistente na UNEB

Aberto concurso para professor assistente na UNEB - titulação mínima de mestre.


Duas vagas para o curso de Sistemas de Informação, campus Salvador.
Duas vagas para o curso de Análise de Sistemas, campus Alagoinhas.


Maiores informações em:
http://www.concursodocente.uneb.br/

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Roubo em 24 mil arquivos do Pentágono

Em ciberataque, invasores roubam 24 mil arquivos do Pentágono

Por PC World/EUA
Publicada em 15 de julho de 2011 às 12h30



Ação ocorreu em março, mas foi reconhecida só agora pelo Departamento de
Defesa dos EUA; origem teria sido um "Estado-nação" não revelado.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos admitiu ter sido vítima de um
ciberataque disparado por um "serviço estrangeiro de inteligência" que
resultou no roubo de 24 mil arquivos sigilosos.

O ataque ocorreu em março e foi executado por um "Estado-nação" não
revelado, de acordo com o subsecretário de Defesa William J. Lynn III.

Lynn revelou a ocorrência do ataque durante discurso em que descrevia a
nova ciberestratégia do Pentágono para lidar com violações de segurança de
dados.

O Washington Post informa que os arquivos foram roubados de uma empresa
terceirizada. Lynn não revelou o nome do "Estado-nação" envolvido, nem a
natureza dos arquivos que foram roubados. A admissão da brecha parece
servir mais como justificativa para aplicação da nova "Estratégia de
Operações no Ciberespaço" do Departamento de Defesa (que pode ser
consultada neste documento PDF).

A nova estratégia, descrita no documento de 19 páginas, apoia-se em cinco
"iniciativas estratégicas" ou "objetivos":

1- Tratar o ciberespaço como um "domínio operacional" com forças
especialmente organizadas, treinadas e equipadas;

2- Empregar novos conceitos de operação de defesa para proteger as redes e
os sistemas do departamento;

3- Trabalhar em parceria com outros departamentos do governo para criar
uma estratégia abrangente de cibersegurança;

4- Construir relações com aliados dos EUA e com parceiros internacionais;

5- Recrutar, educar e treinar a "engenhosidade da nação" para ajudar a
melhorar a cibersegurança.

Sob as novas diretrizes de cibersegurança, um ciberataque pode ser
considerado um ato de guerra e justificar "uma resposta militar
proporcional e justificada em hora e lugar escolhidos", disse Lynn.

É claro que, para um ciberataque ser considerado um ato de guerra, deve
causar efeitos comparáveis aos de um ato de guerra mais tradicional -
danos massivos, perdas humanas massivas ou danos econômicos relevantes.

"Nessas circunstâncias, eu penso que o presidente consideraria utilizar
todas as ferramentas de que dispõe - econômicas, políticas e, como último
recurso, militares", afirmou Lynn.

Esta não é a primeira vez que se discute a classificação de ciberataques
como ato de guerra - de fato, o grupo hacktivista LulzSec é em grande
parte resultado das notícias de que o Departamento de Defesa planejaria
tomar atitudes mais sérias em relação a ações de hackers. Em uma das
primeiras aparições do LulzSec, o grupo alegou ter invadido e pichado o
site da filial de Atlanta do InfraGard, uma organização afiliada ao FBI,
em resposta ao "aumento das apostas" da OTAN e do presidente dos EUA
Barack Obama.

Lynn também ressaltou que, nos últimos anos, "todos os tipos de dados
foram roubados", dos mais mundanos aos incrivelmente sigilosos, incluindo
"documentos de aviônica, tecnologias de vigilância, sistemas de
comunicação por satélites e protocolos de segurança de redes", por
"intrusos estrangeiros" que violam as "redes corporativas de empresas do
setor de defesa".
(Sarah Jacobsson Purewal)

fonte:http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2011/07/15/em-ciberataque-invasores-roubam-24-mil-arquivos-do-pentagono/

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Por que não reagimos mais à corrupção dos políticos?

Recebi hoje um artigo do jornal espanhol El País com um título que me chamou muito a atenção: “Por que os brasileiros não reagem frente à corrupção de seus políticos?”. A análise, feita pelo jornalista Juan Arias, foi publicada na quinta-feira da semana passada (7), mas seu conteúdo não perdeu em nada a importância. Apesar de ser uma análise de um europeu, ou seja, de um cidadão de um país politicamente desenvolvido e relativamente estável, o mais importante é que é uma visão que aponta para o fato de que, em todo o mundo – em especial na África e no Oriente Médio, mas também na Ásia e em outras regiões -, os jovens e a sociedade estão se levantando contra seus governantes corruptos ou autoritários enquanto que aqui parece que ninguém se incomoda mais.

Sociólogos se perguntam por quê nesse país, onde a impunidade dos políticos chegou a criar uma verdadeira cultura de que “todos são ladrões” e de que “ninguém vai preso”, não existe o fenômeno, hoje em voga em todo o mundo, do movimento dos indignados.

Será que os jovens, em especial, não têm motivos para exigir um Brasil não apenas mais rico – ou pelo menos menos pobre -, mais desenvolvido e com maior força internacional, como também um Brasil menos corrupto em suas esferas políticas, mais justo, menos desigual – onde um secretário municipal ganha quase dez vezes mais que um professor e um deputado 100 vezes mais, ou em que um cidadão comum, depois de 30 anos de trabalho, se aposente com R$ 650 (€ 400) e um funcionário público com quase R$ 30.000 (€ 13.000)?

A pergunta é interessante. Segundo constatou o repórter espanhol, dois importantes ministros do governo Dilma Rousseff já caíram – Antonio Palocci, da Casa-Civil, e Alfredo Nascimento, dos Transportes. Um deles, Palocci, era simplesmente o ministro mais poderoso do governo, mas nem isso parece ter afetado minimamente a sociedade. Curiosamente, aponta Juan Arias, a pessoa que mais se irritou e combateu essas denúncias de corrupção até agora foi apenas a presidente Dilma Rousseff, que mostrou-se intolerante com o menor indício de corrupção. O artigo vai além na crítica aos brasileiros:

As únicas causas que parecem ser capazes de atrair cerca de dois milhões de pessoas às ruas são as dos homossexuais, as dos seguidores das igrejas evangélicas na Marcha para Jesus e as que pedem a legalização da maconha.

Há quem diga que a apatia dos jovens a serem protagonistas de uma renovação ética no país está ligada a uma propaganda muito bem desenhada que os haveria convencido de que hoje o Brasil é invejado por todo o mundo – e o é, só quem em outros aspectos. Outros atribuem ao fato de que os brasileiros são gente pacífica, pouco dados aos protestos, um povo que gosta de viver feliz com o pouco que tem e que trabalha para viver, mas não vive para trabalhar.

De fato, as análises que o jornalista faz parecem estar certas – apesar de ser um olhar estrangeiro sobre nossa sociedade. Resta então a pergunta que ele próprio põe: por que é que nós simplesmente nos calamos e não reagimos à corrupção mais? Dê sua opinião em nossa enquete.

Lucas Hackradt

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/2011/07/13/por-que-nao-reagimos-mais-a-corrupcao-dos-politicos/

Algoritmo: Resultado da prova II e média

Pessoal,
Está disponível no link a seguir a nota da segunda prova e média. A nossa final será dia 15/07/2011 as 18:30.

Lembrando que a média  é obtida com a média ponderada. Sendo a primeira prova peso 4,0 a segunda peso 5,0 e o qualitativo 1,0. No qualitativo foi considerada participação na aula, desenvolvimento das listas de exercícios, assiduidade.

A coluna QP indica quanto o aluno precisa tirar na final. Somente pode fazer final quem tiver com a situação RPF ou seja quem tiver média superior ou igual a 2,5.

Conforme acordado, quem teve nota maior na segunda prova teve a nota da primeira substituída.

Qualquer dúvida estou no Campus hoje e amanhã o dia todo.

http://www.4shared.com/document/ngVjXjjs/Resultado_Prova_II_20111_Algor.html

Sugestão: estudem a lista Lista_Eu_Vou_Tirar_10.pdf

sábado, 9 de julho de 2011

Núcleo de Educação Especial oferece 40 vagas para curso de braile

O Núcleo de Educação Especial (Nede), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, vai abrir inscrições – entre os dias 11 e 15 – para a segunda turma do curso de braile.

Estão sendo oferecidas 40 vagas, distribuídas entre os turnos matutino (20) e vespertino (20). Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pela internet.

As aulas acontecem entre os dias 25 e 29 de julho, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da UNEB, em Salvador.

“Esse curso é mais uma ação oferecida pela universidade voltada para a inclusão de pessoas com deficiência”, explica a professora do núcleo Patrícia da Hora, coordenadora do curso.

A iniciativa tem como público-alvo professores das redes estadual e municipais de ensino, pesquisadores e estudantes de graduação.

O braile é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Pelo sistema é possível fazer a representação tanto de letras, como de algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por deficientes visuais com baixa ou nenhuma visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O Nede prevê para este ano a realização do I Fórum sobre Deficiência na Comunidade Indígena, agendado para agosto, e uma nova turma do curso de
formação de professores na área da deficiência visual.

Informações: Nede/Campus I – tel. (71) 3117-2331.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

LTIII: Resultado da prova.

Pessoal,
Quem teve nota inferior a 6,0 deve me enviar até domingo(10/07/2011) um relatório técnico sobre todos os assuntos abordados na disciplina.

http://www.4shared.com/document/0YC7UlVX/Resultado_LTIII_Prova_20111.html

terça-feira, 5 de julho de 2011

Instrutores em Projeto Social

Enviar Currículo para:vanessa.saggioro@avsi.org.br

Seleção para Instrutores de Matemática, Português e Formação Humana para atuar em projeto social voltado para Área de Informática.
Carga horária: 44 h/semana
Salário: R$ 1.700,00
Auxílio Transporte Opcional
Perfil: Formação Técnica ou Superior, Atuar em sala de aula com jovens de 16 a 24 anos, Usar Tecnologias de Informação.

Raul Seixas

Se estivesse vivo dia 28/06/2011 Raulzito estaria completando 66 anos de idade.
Quando ele morreu eu tinha 13 anos. Ao ficar mais velho tive mais contato com as músicas de Raulzito. Que são inúmeras, lindas e fantásticas.

Como "Tente outra vez" que é um poema consolador e motivador que eu particularmente ouço quando as coisas estão difíceis. Indico também para meus alunos quando perdem em algoritmo (kkk). "Gita" para mim um dialogo com Deus que transcende o significado simples que temos Dele. Diz que ele escreveu Gita como descrito no livro BAGHAVAD GITA, falando do bem e do mal ao mesmo tempo.



Abaixo o vídeo de  Tente outra vez, O homem, Carpinteiro do Universo e Gita. Vale realmente ver e ouvi.
     
Tente outra vez
http://www.youtube.com/watch?v=Ef7jUQOCjS0&feature=fvst



O homem
http://www.youtube.com/watch?v=nwCD_lWomag




Carpinteiro do Universo
Playback
http://www.youtube.com/watch?v=VRuexbprP2Q



Ao vivo
http://www.youtube.com/watch?v=EyEIm-dKk5k



Gita
http://www.youtube.com/watch?v=_cpqBBjC0qM

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Conheça os maiores erros nos currículos

Mesmo se você já conseguiu uma vaga de estágio ou trainee, o recomendável é manter um currículo atualizado, levando em conta as novas funções que está exercendo. Afinal, dizem os especialistas em carreira, um bom currículo é uma peça importante para se apresentar a uma vaga de um emprego e também para uma promoção ou nova oportunidade na empresa em que já está trabalhando.
Currículo é o primeiro contato do candidato com o selecionador: saiba o que pode prejudicar sua imagem
Dessa forma, a preocupação em evitar os principais enganos deve ser constante para todos os profissionais de todas as idades. Para colaborar que os problemas mais comuns aconteçam, o iG Estágio e Trainee traz o
resultado da pesquisa da consultoria britânica InterExec, especializada em recrutamento de executivos, sobre os sete principais erros nos currículos que recebe. Saiba ainda como fazer um currículo nota dez e de que forma você pode expandir seu currículo para as redes sociais.

Os sete erros - A pesquisa da consultoria, publicada pelo site Canal RH,  mostra que 63% dos currículos que recebe trazem tarefas onde deveria constar as conquistas, 54% eram longos demais e 51% traziam muitas informações sem importância para a vaga. Especialistas contam que para
montar um currículo ideal, em qualquer fase da carreira, a estrutura básica é de informações pessoais, a formação, qualificações e experiências, tudo isso listado de forma organizada. Saiba como montar um
currículo claro e objetivo.

Veja os sete erros mais comuns apontados na pesquisa da InterExec:
- 63% colocam tarefas no lugar de conquistas;
- 54% são muito longos;
- 51% trazem informações irrelevantes;
- 35% abusam de jargões e abreviações;
- 25% não detalham informações importantes;
- 24% são superficiais;
- 10% são arrogantes.

As 15 competências mais comuns e como podem aparecer nos recrutamentos:

1. Colaborativo (trabalho em equipe) – Requisitado para a maioria das vagas oferecidas, principalmente para estágio. Entre suas características, destacam-se o foco no objetivo da equipe, na hora de uma decisão pede a
opinião de todos e acaba tendo o respeito e a confiança dos colegas.

2. Compromisso – Embora nem sempre presente nos anúncios de vagas é requisito básico e sempre é analisado pelos recrutadores. É observado mais nos candidatos que não apresentam essa característica, que são geralmente eliminados. Acontece, por exemplo, nos candidatos que faltam ou se atrasam
para alguma etapa e não avisam, ou sequer consultaram o site da empresa antes de se inscrever ou participar de uma dinâmica ou entrevista.

3. Comunicação – Também pode ser requisitada para todos os tipos de vagas. A avaliação dessa característica muitas vezes começa já no currículo, mas também é freqüente nas dinâmicas na apresentação pessoal e com certeza na entrevista. Dica: quando quem faz o contato por telefone com o candidato
for um selecionador, e não um atendente de call center, o quesito capacidade de comunicação estará sendo avaliado. Pode se sair melhor quem for claro e interessado pela vaga.

4. Criatividade – Mais comum para áreas de marketing, comunicação, mas é vista também para vagas de engenheiros que irão lidar com projetos, administradores para setores que elaboram estratégias. No recrutamento, é avaliado geralmente durante a solução de um caso de trabalho. Dica:  aguarde a apresentação de uma situação inesperada e terá de apresentar uma solução, de preferência inovadora.

5. Empreendedorismo – Mais difícil de aparecer nos recrutamentos porque a maioria das vagas visa contratar um profissional que permaneça na empresa e empreendedorismo muitas vezes é encarado como a vontade de abrir o próprio negócio. Se for pedido, saiba que se trata da característica de alguém que procura a independência, tem iniciativa e busca se destacar mais sozinho.

6. Flexibilidade – Muito comum nos processos para trainee de gestão, que são treinados para ter uma visão geral da empresa e devem atuar no treinamento nos principais setores da companhia, com diferentes rotinas,
pessoas e até objetivos. No estágio, é pedida para programas que também fazem rodízio de áreas (job rotattion), geralmente para a área comercial. A falta dessa qualidade é notada no candidato que reage mal a uma opinião diferente, por exemplo.

7. Liderança – Outra característica muito comum nos programas de trainee e pouco presente nos de estágio. O primeiro faz parte de um investimento da empresa na formação de seus gerentes e executivos, o que dificilmente faz parte do objetivo do estágio.

8. Objetivo (ter um) – Saber qual o objetivo é uma das perguntas mais frequentes durante as seleções de estágio, trainee ou qualquer outro profissional. Ter algum já pode ser considerado um ponto positivo, mas se
este for estar em pouco tempo na cadeira de presidente da empresa, ou qualquer outra coisa improvável, pode demonstrar que o candidato vai se frustrar se conseguir aquela vaga e prejudicar sua seleção. O que o
recrutador procurar ouvir é se o objetivo tem algo similar com o objetivo da empresa e se ela faz parte das metas do candidato. Dica: conhecer osobjetivos, metas e valores da empresa, geralmente expressas nos sites
oficiais.

9. Organização – Ninguém vai preferir um candidato desorganizado em vez de um organizado, principalmente se a vaga for para a área administrativa, financeira ou para profissionais que podem trabalhar sozinhos, como na área de desenvolvimento. Mas pode não ser eliminatória. Se o candidato tiver outras competências mais importantes para a empresa, o departamento de recursos humanos já saberá o que deve desenvolver nesse trainee ou estagiário.

10. Orientação para resultados – Mais uma competência entendida como obrigatória, mas que pode vir com mais peso ainda quando descrita como foco no cliente, que pode se externo ou interno, como gestores ou outros setores da empresa. Também é mais comum em áreas com demanda por prazos muito restritos, como área comercial e de projetos.

11. Otimismo ou ser positivo – Embora presente em alguns processos, é mais visto por especialistas como uma característica da personalidade e não uma competência que pode facilmente ser desenvolvida, por exemplo. Algumas áreas podem preferir alguém mais realistado que o otimista. Outras podem
preferir alguém assim para motivar equipe.

12. Poder analítico – Mais comum como pré-requisito para funções que lidam, por exemplo, com planilhas ou processos de seleção de pessoas. É analisado no recrutamento durante a dinâmica, na análise de um problema sugerido. O candidato deve demonstrar como analisou a questão antes de sugerir a solução, identifica causa e efeitos das ações. É notado que falta essa característica em quem não tem paciência e acha o processo muito tedioso.

13. Proatividade – É o que se busca de todo profissional contratado para qualquer área. Basicamente é visto no dia a dia da empresa, e também no processo de seleção, principalmente nas dinâmicas e soluções de caso, se o candidato, com ética e respeito aos colegas, se antecipa e procurar ir além. A dica é não se limitar ao que for pedido e procurar um diferencial.

14. Visão estratégica – Muito específica para áreas de planejamento, que podem ser de marketing, administração ou projetos e mais presentes a ofertas de vagas para trainee. Refere-se à capacidade de identificar riscos e oportunidades, antever os resultados para as ações propostas.
Presente na avaliação durante estudos de caso.

15. Visão generalista (global) – Também é considerada por especialistas como uma habilidade pessoal. Mais valorizada em áreas que requerem o conhecimento da companhia como um todo, por exemplo, o departamento comercial ou de gestão.


Fonte: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/recrutamento/conheca+os+maiores+erros+nos+curriculos/n1597056804451.html

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