domingo, 19 de junho de 2011

Hackers vs Governos - a cyberguerra está apenas começando!

O relator-geral do Reino Unido publicara um relatório no site da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)em que fala sobre como “a revolução de informação atualmente em curso apresenta uma série de desafios políticos, culturais, econômicos e até de segurança nacional“.
O texto cita o Anonymous, grupo de hackerativistas, como uma ameaça, pois o grupo “está cada vez mais sofisticado e poderia invadir arquivos delicados do governo, de militares e de empresas“; e cita casos em que o Anonymous provou sua força, como por exemplo quando derrubou os sistemas das empresas Visa e Mastercard, como noticiamos aqui no blog anteriormente.
Na última sexta-feira, 10/06, a polícia espanhola afirmou ter desarticulado a cúpula do grupo após uma série de prisões. O Anonymous respondeu à OTAN em uma carta aberta. Segue a tradução completa do documento:
“Saudações, amigos da OTAN. Nós somos os Anonymous.

Em uma recente publicação, vocês destacaram o Anonymous como ameaça ao ‘governo e ao povo’. Vocês também alegaram que sigilo é ‘um mal necessário’ e que transparência nem sempre é o caminho certo a seguir.
O Anonymous gostaria de lembrá-los que o governo e o povo são, ao contrário do que dizem os supostos fundamentos da ‘democracia’, entidades distintas com objetivos e desejos conflitantes, às vezes. A posição do Anonymous é a de que, quando há um conflito de interesses entre o governo e as pessoas, é a vontade do povo que deve prevalecer.  A única ameaça que a transparência oferece aos governos é a ameaça da capacidade de os governos agirem de uma forma que as pessoas discordariam, sem ter que arcar com as consequências democráticas e a responsabilização por tal comportamento.

Seu próprio relatório cita um perfeito exemplo disso, o ataque do Anonymous à HBGary (empresa de tecnologia ligada ao governo norte-americano). Se a HBGary estava agindo em nome da segurança ou do ganho militar é irrelevante – suas ações foram ilegais e moralmente repreensíveis. O Anonymous não aceita que o governo e/ou  os militares tenham o direito de estar acima da lei e de usar o falso clichê da ‘segurança nacional’ para justificar atividades ilegais e enganosas. Se o governo deve quebrar as leis, ele deve também estar disposto a aceitar as consequências democráticas disso nas urnas. Nós não aceitamos o atual status quo em que um governo pode contar uma história para o povo e outra em particular. Desonestidade e sigilo comprometem completamente o conceito de auto governo. Como as pessoas podem julgar em quem votar se elas não estiverem completamente conscientes de quais políticas os políticos estão realmente seguindo?

Quando um governo é eleito, ele se diz ‘representante’ da nação que governa. Isso significa, essencialmente, que as ações de um governo não são as ações das pessoas do governo, mas que são ações tomadas em nome de cada cidadão daquele país. É inaceitável uma situação em que as pessoas estão, em muitos casos, totalmente não cientes do que está sendo dito e feito em seu nome – por trás de portas fechadas.

Anonymous e Wikileaks são entidades distintas. As ações do Anonymous não tiveram ajuda nem foram requisitadas pelo WikiLeaks. No entanto, Anonymous e WikiLeaks compartilham um atributo comum: eles não são uma ameaça a organização alguma – a menos que tal organização esteja fazendo alguma coisa errada e tentando fugir dela.

Nós não desejamos ameaçar o jeito de viver de ninguém. Nós não desejamos ditar nada a ninguém. Nós não desejamos aterrorizar qualquer nação.
Nós apenas queremos tirar o poder investido e dá-lo de volta ao povo – que, em uma democracia, nunca deveria ter perdido isso, em primeiro lugar.

O governo faz a lei. Isso não dá a eles o direito de violá-las. Se o governo não estava fazendo nada clandestinamente ou ilegal, não haveria nada ‘embaraçoso’ sobre as revelações do WikiLeaks, nem deveria haver um escândalo vindo da HBGary. Os escândalos resultantes não foram um resultado das revelações do Anonymous ou  do WikiLeaks, eles foram um resultado do conteúdo dessas revelações. E a responsabilidade pelo conteúdo deve recair somente na porta dos políticos que, como qualquer entidade corrupta, ingenuinamente acreditam que estão acima da lei e que não seriam pegos.

Muitos comentários do governo e das empresas estão sendo dedicados a “como eles podem evitar tais vazamentos no futuro”. Tais recomendações vão desde melhorar a segurança, até baixar os níveis de autorização de acesso a informações; desde de penas mais duras para os denunciantes, até a censura à imprensa.

Nossa mensagem é simples: não mintam para o povo e vocês não terão que se preocupar sobre suas mentiras serem expostas. Não façam acordos corruptos que vocês não terão que se preocupar sobre sua corrupção sendo desnudada. Não violem as regras e vocês não terão que se preocupar com os apuros que enfrentarão por causa disso.
Não tentem consertar suas duas caras escondendo uma delas. Em vez disso, tentem ter só um rosto – um honesto, aberto e democrático.

Vocês sabem que vocês não nos temem porque somos uma ameaça para a sociedade. Vocês nos temem porque nós somos uma ameaça à hierarquia estabelecida. O Anonymous vem provando nos últimos que uma hierarquia não é necessária para se atingir o progresso – talvez o que vocês realmente temam em nós seja a percepção de sua própria irrelevância em uma era em que a dependência em vocês foi superada. Seu verdadeiro terror não está em um coletivo de ativistas, mas no fato de que vocês e tudo aquilo que vocês defendem, pelas mudanças e pelo avanço da tecnologia, são, agora, necessidades excedentes.

Finalmente, não cometam o erro de desafiar o Anonymous. Não cometam o erro de acreditar que vocês podem cortar a cabeça de uma cobra decapitada. Se você corta uma cabeça da Hidra, dez outras cabeças irão crescer em seu lugar. Se você cortar um Anon, dez outros irão se juntar a nós  por pura raiva de vocês atropelarem que se coloca contra vocês.

Sua única chance de enfrentar o movimento que une todos nós é aceitá-lo. Esse não é mais o seu mundo. É nosso mundo – o mundo do povo.
Somos o Anonymous. Somos uma legião. Não perdoamos. Não esquecemos. Esperem por nós…”

Ex-prefeito de Santo Amaro é condenado a devolver R$ 468 mil ao município

Redação CORREIO
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Santo Amaro, Raimundo José Carneiro Pimenta, a restituir R$ 468 mil ao município do Recôncavo baiano. A decisão vem depois de pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). Além disso, Pimenta teve os direitos políticos suspensos por cincos anos e também não poderá contratar com o poder público ou receber deste benefícios e incentivos fiscais.
Segundo o MPF, quando era prefeito de Santo Amaro Pimenta recebeu cerca de R$ 735 mil do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para três projetos de assentamento. Contudo, segundo o MPF, só R$ 286 mil foram aplicados nos projetos.
Segundo o convênio firmado entre o Incra e o município, a verba deveria ser utilizada para projetos de assentamento em Nova Suissa, Petinga e Santo Antônio dos Calmons, com obras para construção de poços, estradas, pontes, postos de saúde, barragem, recuperação de açudes e eletrificação rural.
“Obras cruciais para o desenvolvimento humano e a saúde de três comunidades deixaram de ser executadas por conta do ato de improbidade, não havendo notícia se já foram atendidas, posteriormente tais demandas, o que se mostra muito grave”, diz a decisão. O prefeito ainda pode recorrer da decisão.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Algoritmo: resolvido

Pessoal,
Segue uma possível resposta do algoritmo:


Faça um algoritmo que simule a venda de mercadorias. O algoritmo deve ter um registro que represente os produtos. Cada produto tem código, nome e quantidade no estoque. Para cada venda de um produto a quantidade de itens no estoque deve ser atualizado. Mostre no final o valor total das vendas. Considere que existem 30 tipos de produtos.

Resposta:

program qr2_6;
type produto=record
 cod: string;
 nome:string;
 qtd: integer;
 valor: real;
end;
var
  v:array[1..30] of produto;
  i:integer;
  opcao: char;
  {Indica se o usuario deseja continuar comprando}
  vender: boolean;

  {Indica o indice do produto procurado}
  ind_prod: integer;

  {Indica o codigo do produto que o usuario deseja comprar}
  cod_usu: string;

  {Indica a quantidade do produto que o usuario deseja comprar}
  qtd_usu: integer;

  {Indica o valor total das vendas}
  valor_total_venda:real;



begin
   for i:=1 to 2 do
   begin
     writeln('Digite o codigo do produto');
     readln(v[i].cod);

     writeln('Digite o nome do produto');
     readln(v[i].nome);

     writeln('Digite a qtd do produto em estoque');
     readln(v[i].qtd);

     writeln('Digite o valor');
     readln(v[i].valor);
   end;

   vender:=true;
   {Se o produto nao for localizado essa variavel tera o valor zero}
   ind_prod:=0;
   while vender do
   begin
       writeln('Digite o codigo do produto que deseja comprar');
       readln(cod_usu);
       {Verifica onde esta localizado o produto no vetor}
       for i:=1 to 2 do
          if v[i].cod=cod_usu then
              ind_prod:= i;

       {Se o codigo do produto informado pelo usuario existir}
       if ind_prod<> 0 then
       begin
          writeln('Digite a qtd do produto que deseja comprar');
          readln(qtd_usu  );
          {Diminui a quantidade em estoque}
          {Observe que o codigo nao esta verificando se existe a quantidade solicitada pelo usuario em estoque}
          v[ind_prod].qtd :=v[ind_prod].qtd - qtd_usu;

          valor_total_venda:= valor_total_venda + (qtd_usu * v[ind_prod].valor);

       end
       else
           writeln('O codigo do produto nao foi localizado');

       writeln('Continuar comprando?');
       writeln('Digite S para continuar ou qualquer outro caracter para sair:');
       readln(opcao);
       if (opcao ='s') or (opcao ='S') then
           vender:=true
       else
           vender:=false
   end;

   writeln('O valor total das vendas foi: ', valor_total_venda:2:2);
   readln;

end.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Algoritmo: Resultado da prova I atualizado

Pessoal,
No link a seguir segue resultado de algoritmo atualizado.

http://www.4shared.com/document/WuzqbNAN/Resultado_Prova_I_20111_Algori.html

Mais de 4 mil livros de ciência de graça

Agência FAPESP – A National Academies Press (NAP), editora das academias nacionais de ciência dos Estados Unidos, anunciou no dia 2 de junho que passou a oferecer seu catálogo completo para ser baixado e lido de graça pela internet.

São mais de 4 mil títulos, que podem ser baixados inteiros ou por capítulos, em arquivos pdf. A NAP publica mais de 200 livros por ano em diversas áreas do conhecimento, com destaque para publicações importantes em política científica e tecnológica.

Os livros podem ser copiados livremente a partir de qualquer computador conectado na internet e mostram o esforço da NAP em democratizar o acesso ao conteúdo produzido pelas academias norte-americanas. As academias, que atuam há mais de 100 anos, são: National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, Institute of Medicine e National Research Council.

Os títulos em capa dura continuarão à venda no site da NAP. A opção de ler de graça parte de livros ou títulos inteiros começou a ser oferecida pelo site em 1994. A oferta de todo o catálogo de graça para ser baixado em pdf foi feita primeiro para os países em desenvolvimento.

Entre os títulos que podem ser baixados estão: On Being a Scientist: A Guide to Responsible Conduct in Research, Guide for the Care and Use of Laboratory Animals e Prudent Practices in the Laboratory: Handling and Management of Chemical Hazards.

Mais informações: www.nap.edu



Gostei do livro: The Future of Computing Performance: Game Over or Next Level?
http://books.nap.edu/catalog.php?record_id=12980

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Informática básica: Resultado

Pessoal,

Está disponível no link a seguir o resultado de Informática Básica. ATENÇÃO: os alunos que não tiveram média comparecer no dia 10/06/2011 em horário de aula para recuperação. Os alunos que tiverem alguma dúvida na nota estarei a disposição neste dia.

http://www.4shared.com/document/vzKfeSa5/Resultado_Parcial_Informatica_.html

terça-feira, 7 de junho de 2011

Se escola fosse estádio e educação fosse Copa, por Jorge Portugal

Passei, nesses últimos dias, meu olhar pelo noticiário nacional e não dá outra: copa do mundo, construção de estádios, ampliação de aeroportos, modernização dos meios de transportes, um frenesi em torno do tema que domina mentes e corações de dez entre dez brasileiros.
Há semanas, o todo-poderoso do futebol mundial ousou desconfiar de nossa capacidade de entregar o “circo da copa” em tempo hábil para a realização do evento, e deve ter recebido pancada de todos os lados pois, imediatamente, retratou-se e até elogiou publicamente o ritmo das obras.

Fiquei pensando: já imaginaram se um terço desse vigor cívico-esportivo fosse canalizado para melhorar nosso ensino público? É… pois se todo mundo acha que reside aí nossa falha fundamental, nosso pecado social de fundo, que compromete todo o futuro e a própria sustentabilidade de nossa condição de BRIC, por que não um esforço nacional pela educação pública de qualidade igual ao que despendemos para preparar a Copa do Mundo?

E olhe que nem precisaria ser tanto! Lembrei-me, incontinenti, que o educador Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e hoje senador da República, encaminhou ao Senado dois projetos com o condão de fazer as coisas nessa área ganharem velocidade de lebre: um deles prevê simplesmente a federalização do ensino público, ou seja, nosso ensino básico passaria a ser responsabilidade da União, com professores, coordenadores e corpo administrativo tendo seus planos de carreira e recebendo salários compatíveis com os de funcionários do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Que tal? Não é valorizar essa classe estratégica ao nosso crescimento o desejo de todos que amamos o Brasil? O projeto está lá… parado, quieto, na gaveta de algum relator.
O outro projeto, do mesmo Cristovam, é uma verdadeira “bomba do bem”. Leiam com atenção: ele, o projeto, prevê que “daqui a sete anos, todos os detentores de cargo público, do vereador ao presidente da República serão obrigados a matricular seus filhos na rede pública de ensino”. E então? Já imaginaram o esforço que deputados (estaduais e federais), senadores e governadores não fariam para melhorar nossas escolas, sabendo que seus filhos, netos, iriam estudar nelas daqui a sete anos? Pois bem, esse projeto está adormecido na gaveta do senador Antônio Carlos Valladares, de Sergipe, seu relator. E não anda. E ninguém sabe dele.
Desafio ao leitor: você é capaz de, daí do seu conforto, concordando com os projetos, pegar o seu computador e passar um e-mail para o senador Valadares (antoniocarlosvaladares@senador.gov.br) pedindo que ele desengavete essa “bomba do bem”? É um ato cívico simples. Pela educação. Porque pela Copa já estamos fazendo muito mais.
Jorge Portugal é educador, poeta e apresentador de TV. Idealizou e apresenta o programa “Tô Sabendo”, da TV Brasil. 
Fonte: http://www.jorgeportugal.com.br/blog/2011/04/se-escola-fosse-estadio-e-educacao-fosse-copa/

segunda-feira, 6 de junho de 2011

E se fosse no Brasil?

Duas notícias que se fosse aqui no Brasil teriam resultados completamente diferentes. Na primeira o ECA iria indicar um psicólogo para o aluno, já na segunda Wesley Snipes estaria curtindo bastante. Mas um dia muda...

1 - Aluno canadense está suspenso até retirar do YouTube vídeo em que explode professor

http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/06/gaorot.jhtm


2 - Wesley Snipes tem recurso negado e continuará preso por evasão de impostos ( EUA)

http://celebridades.uol.com.br/ultnot/efe/2011/06/06/wesley-snipes-tem-recurso-negado-e-continua-preso-por-evasao-de-impostos.jhtm

domingo, 5 de junho de 2011

Os maiores hackers da história

"É certo que a internet ainda é bastante vulnerável, mas algumas pessoas se destacaram por invadir sites e redes supostamente seguras. Alguns deles por prazer, outros por dinheiro, houve até quem o fizesse por vingança. A única coisa certa é que esses 10 rapazes abaixo já deram muita dor de cabeça por suas ações na internet.
Hoje, a maioria deles já não faz mais parte do "lado negro da força" virtual e trabalham na segurança digital, mas você conhece seus feitos? Conheça os 10 hackers mais famosos da história nessa lista que o TechTudo preparou para você."

 http://www.techtudo.com.br/rankings/noticia/2011/06/top-10-os-maiores-hackers-da-historia.html

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Algoritmo: Lista sobre registro II


Pessoal,
Segue no link: http://www.4shared.com/document/xXhtMSwd/Lista_Registro_II.html . Abaixo segue o conteúdo da mesma. 

  1. Faça um registro que receba do usuário uma lista de N nomes e idades de pessoas, onde N também é fornecido pelo usuário, e mostrar o nome e a idade da pessoa mais idosa e da pessoa mais jovem.

  1. Faça um algoritmo que mostre uma agenda com dados pessoais, ou seja: nome, telefone, endereço, celular, nº da conta do banco, CPF, RG e e-mail.

  1. Faça um algoritmo que calcule a nota dos alunos de uma classe sendo que a classe possui 40 aluno e cada aluno possui 4 notas, após mostre a média de cada um dos alunos da classe, e a média total da sala.

  1. Faça um algoritmo que calcule a média ponderada de 40 alunos de uma classe sendo que cada aluno possui 4 notas com os seus respectivos pesos :  2,3,2,3, após mostre o resultado final de cada um dos alunos e diga se ele foi aprovado ou reprovado (a média final é 6,0).

  1. Faça um algoritmo que mostre o nome de 2 funcionários, seus salários, seus bônus em cada mês, diga o salário de cada um no final do mês e as suas senhas bancárias, sendo que, se a senha já existir o usuário deve ser informado.
  2. Faça um algoritmo que simule a venda de mercadorias. O algoritmo deve ter um registro que represente os produtos. Cada produto tem código, nome e quantidade no estoque. Para cada venda de um produto a quantidade de itens no estoque deve ser atualizado. Mostre no final o valor total das vendas.  Considere que existem 30 tipos de produtos.

Algoritmo: Lista sobre registro I

Pessoal,
Está disponível no link: http://www.4shared.com/document/oHgFBWPa/Lista_Registro.html a lista de registro I.

Abaixo conteúdo da mesma.


  1. Faça a declaração de registros que possuam os seguintes dados:
    1. Matrícula - integer    
            Nome - string[30]                  
            Função - string[15]    
            Sexo – char

    1.            Código da Empresa - integer
            Nome da Empresa - string    
            Número da Fatura - integer
            Valor - real
            Data de Vencimento (dia, mês, ano) - (3) integer         
            Código de Pagamento – char

    1. Nome - string
            Idade - integer           
            Sexo - char

  1. Imagine que você está desenvolvendo um algoritmo e encontra no enunciado algumas das seguintes situações:

    1. O algoritmo deve solicitar a resposta de um gabarito que possua 10 questões;
    2. O algoritmo deve solicitar seis respostas de 30 alunos de uma determinada prova, o nome da prova, a data e o nome do aluno;
    3. O algoritmo deve solicitar para uma turma de 40 alunos as três notas do semestre de seis disciplinas;
    4. O algoritmo deve solicitar de seis vendedores suas respectivas vendas referentes aos meses de janeiro a junho;

Faça para cada item acima a declaração de registro e variáveis que permitam armazenar os dados solicitados.

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