sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

LTIII: Resultado final

Pessoal,
Está disponível no link a seguir o resultado final de LTIII.

http://www.4shared.com/document/uTGNp8h9/Resultado_LTIII_Final_2010.html

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Algoritmo: Resultado final

Prezados,
No link a seguir está disponível o resultado final da disciplina de algoritmo.

http://www.4shared.com/document/jtbv3zdx/Resultado_Final_LC.html

Algoritmo: Resultado da prova final

Pessoal,

Resultado da prova final está disponível no link: http://www.4shared.com/document/jBWzfQKA/Resultado_Prova_Final_20102_Al.html

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Algoritmo: Segunda avaliação

Pessoal,
Lembrando que a nossa segunda avaliação é hoje(13/12/2010) às 18:30.


Boa prova.

domingo, 12 de dezembro de 2010

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

LTIII: Avaliação escrita

Pessoal,
Lembrando que a nossa avaliação escrita de LTIII é amanhã(08/12/2010).

Boa prova.

USP de Ribeirão usa supercomputador contra a dengue

Aparelho vai mapear proteína que vírus da doença utiliza para agarrar célula humana

Um supercomputador capaz de realizar quase um trilhão de cálculos por segundo é a principal arma de cientistas da USP de Ribeirão Preto que buscam um modo de contra-atacar a dengue.

Com o equipamento, eles tentam desvendar a estrutura da proteína E, responsável por ligar o vírus da doença à membrana das células humanas, e apontar uma forma de inibir sua atividade. A proteína é uma das dez diretamente envolvidas na fase inicial do processo de infecção pelos vários tipos de dengue.

De acordo com o coordenador da pesquisa, o professor Léo Degrève, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, a função do supercomputador é realizar cálculos que possam dar a exata dimensão, formação e estrutura da proteína.

Mesmo com o aparelho, segundo Degrève, é possível que sejam necessários quatro anos para caracterizar a proteína e sua estrutura.

No grupo, formado por 16 pesquisadores, há farmacêuticos que são responsáveis por identificar alguma substância capaz de interromper a contaminação.

"A descoberta das funções da proteína é um passo imprescindível para impedir a formação de novas partículas virais", disse o pesquisador. O supercomputador financiado pela Fapesp foi importado dos Estados Unidos ao custo de R$ 600 mil.

Ele possui capacidade de armazenamento de dados de 17 Tb, 472 Gb de memória RAM, 228 processadores e duas unidades GPU-GP de 448 processadores gráficos.

Fonte: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=75164

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trem bala chines que não precisa parar para pegar novos passageiros...

Projeto do trem bala na China. Uma inovação da nova locomotiva chinesa: descer do trem sem que ele precise parar!

Não há tempo a ser desperdiçado. O trem bala está se movendo o tempo todo. Se existem 30 estações entre Pequim e Guangzhou, parar e acelerar de novo em cada estação vai fazer perder energia e tempo. Uma parada de 5 minutos por estação (passageiros idosos são naturalmente mais lentos) resultará em uma perda total de 5 min x 30 estações, ou 2,5 horas de tempo de viagem do comboio.

Os chineses são inovadores o suficiente para chegar a um conceito de trem sem paradas. Os passageiros embarcam, na estação, em uma cabine conectora antes que o trem chegue. Quando o trem chega, ele não vai precisa parar. Ele apenas diminui a velocidade para pegar a cabine conectora que vai se acoplar ao teto do trem.

Depois dessa acoplagem, os passageiros deixam a cabine conectora e descem para o interior do trem. Após o embarque, a cabine será movida para a traseira do trem, para ser ocupada pelos passageiros que querem descer na próxima estação. Quando o trem chega na estação seguinte, ele deixará a cabine conectora na estação. Os passageiros assim desembarcam na estação sem a necessidade do trem parar. Ao mesmo tempo, o trem vai pegar os passageiros de uma outra cabine conectora, com novos passageiros.

Assim, o trem terá sempre uma cabine conectora na parte traseira do teto (para desembarque) e uma cabine conectora na parte dianteira do teto (para embarque) em cada estação.

Isso não é "pensar fora da caixa"?

Vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=Ojo-sm44a0s

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