segunda-feira, 31 de maio de 2010

LTIII: Resultado do trabalho de MVC

Pessoal,
Está disponível no link a seguir as notas do trabalho de MVC.

http://www.4shared.com/document/e32iR_q2/Resultado_MVC_20101_LTIII.html

Abraço.

Algoritmo: Resultado da Prova I

Pessoal,
Está disponível no link a seguir o resultado da primeira prova. Vale observar que o assunto da segunda prova é acumulativo. Isso me permite substituir a nota da primeira avaliação, caso o da segunda seja superior. Dessa forma todos ainda tem chances de recuperar.

http://www.4shared.com/document/Xgmj1bXy/Resultado_ProvaI_20101_Algorit.html


Estudem que vocês conseguem.

Abraço.

Projeto Final: Material atualizado

Pessoal,
Atualizei o material de PF com slides sobre citação. Material disponível em: http://www.4shared.com/document/vdyeW3n4/Projeto_Final.html




 

domingo, 30 de maio de 2010

Cursos gratuitos SENAI

O Senai na Bahia está oferecendo cursos de aprendizagem industrial de
nível básico. As inscrições para o processo seletivo, que começaram no
sábado (29) e vão até 4 de junho, devem ser feitas exclusivamente pela
internet(http://www.unibrasilvestibulares.com.br), respeitando o limite
máximo de 10 solicitações por candidato. Todos os cursos são gratuitos e
não há taxa de inscrição.

As provas serão realizadas em 13 de junho. São oferecidas 1.628 vagas,
distribuídas em 45 cursos em diferentes áreas, contemplando 19 municípios
baianos. Para se inscrever, o candidato deve ter ensino fundamental
completo e ter entre 14 a 22 anos e seis meses no ato da matrícula, que
será efetivada em 22 de junho. Os aprovados poderão ser contratados como
aprendizes pelas indústrias parceiras do Senai.

(Notícia publicada na edição impressa do CORREIO no dia 30/05/2010)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lista de Algoritmo: Vetor

Pessoal,
Está disponível no link a seguir lista de exercícios sobre vetor: http://www.4shared.com/document/quTu51lC/Lista_Vetor.html


O conteúdo da lista é apresentado abaixo:

1. Escrever um algoritmo que leia 2 vetores X(10) e Y(10) . Crie, a seguir, um vetor Z que seja:
    a. a diferença entre X e Y;
    b. a soma entre X e Y;
    c. o produto entre X e Y;
    d. Escreva o vetor Z a cada cálculo.
2. Crie um programa que receba dez nomes do usuário, armazene-os em um vetor e ao final mostre a
listagem, indicando a posição de cada nome.

3. Elabore um programa que crie um vetor com 5 strings para guardar os nomes de pessoas. O vetor deve
ser preenchido pelo usuário e ao final deve ser feita uma consulta com um novo nome para saber se ele
está ou não cadastrado.

4. Elabore um programa que crie dois arrays:
    a. um para guardar os nomes de cinco pessoas;
    b. um para guardar as notas das cinco pessoas;
O algoritmo deverá receber o nome e anota de cada pessoa (guardando em cada array correspondente) e ao
final fornecer:
    a. a listagem com posição, nome e nota de cada aluno;
    b. o nome do aluno com maior nota;
    c. o nome do aluno com menor nota.
5. Faça um algoritmo que leia 3 valores e ordene-os em ordem crescente. No final, mostre os valores em
ordem crescente e como foram lidos. Utilize dois vetores para armazenar esses valores.

6. Faça um algoritmo que leia um vetor N[20]. Troque a seguir, o 1 elemento com o último, o 2
elemento com o penúltimo, etc., até trocar o 10 com o 11. Mostre o vetor modificado.

7. Faça um algoritmo que leia um vetor K[30]. Troque a seguir, todos os elementos de ordem impar do
vetor com os elementos de ordem par imediatamente posterior. Mostre o vetor modificado.

8. Faça um algoritmo que leia um vetor F[20] e uma variável A. A seguir, crie um vetor G[20] que é o
produto da variável A pelo vetor F. Mostre o vetor G no final.

9. Faça um algoritmo que leia dois vetores: F[20] e G[20]. Calcule e mostre, a seguir, o produto dos
valores de F por G.

10. Faça um algoritmo que leia 2 vetores A[10] e B[10]. A seguir, crie um vetor C que seja a interseção de
A com B e mostre este vetor C. Considere que não há elementos duplicados em cada um dos vetores.

11. Faça um algoritmo que leia um conjunto de 30 valores. Para cada valor lido, coloque em um vetor P ou
I, conforme os valores forem pares ou impares. O tamanho dos vetores P e I é de 10 posições. Cada
vez que encher um dos vetores, (P ou I) esvazie-o, mostrando os valores que estavam no vetor. Cada
vetor P ou I pode ser preenchido quantas vezes forem necessárias. No final, mostre os valores que
restaram em cada um dos vetores.

12. Escreva um algoritmo que leia e mostre um vetor de 20 números. A seguir, conte quantos valores pares
existem no vetor.

13. Escreva um algoritmo que leia um vetor G de 6 elementos caracteres que representa o gabarito de uma
prova. A seguir, para cada um dos 10 alunos da turma, leia o vetor de respostas (R) do aluno e conte o
número de acertos. Mostre o no de acertos do aluno e uma mensagem APROVADO, se a nota for
maior ou igual a 6; e mostre uma mensagem de REPROVADO, caso contrário.

14. Faça um algoritmo que leia um código numérico inteiro e um vetor de 50 posições de números. Se o
código for zero, termine o algoritmo. Se o código for 1, mostre o vetor na ordem como ele foi lido. Se
o código for 2, mostre o vetor na ordem inversa, do último até o primeiro.

15. Queremos efetuar a compactação de um vetor V1 de N algarismos 0 e 1 (N <=40) digitado pelo
usuário (onde cada algarismo ocupa uma posição do vetor) , de forma que o vetor resultante V2 de N
elementos (N <= 40) possua menos elementos do que o vetor original. A regra de compactação é a
seguinte:
    a. o primeiro elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a
partir do seu início, até o primeiro algarismo um;
    b. o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos um que o vetor V1 contém, a partir
do último zero encontrado, até o próximo algarismo zero;
    c. o próximo elemento do vetor V2 é o número de algarismos zero que o vetor V1 contém, a partir
do último um encontrado, até o próximo algarismo um;
    d. repete-se os passos b) e c) até o final do vetor V1.
    Exemplo: para o vetor digitado V1 = (0,0,0,1,1,0,1,0,1,1,0) obtém-se V2 = (3,2,1,1,1,2,1)

Fazer o algoritmo para efetuar esta compactação, recebendo o valor de N e o vetor V1 do usuário e
testando se os algarismos digitados são somente 0's e 1's.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Final: Exemplo de metodologia e cronograma

Pessoal,
Está disponível para download arquivo apresentado em sala de aula com exemplo de metodologia e cronograma. Na aula de quinta quero ver como atividade de controle a metodologia e o cronograma do trabalho de vocês.

http://www.4shared.com/document/wZmYOMWL/Plano_Trabalho_Aluno-PIBICJr.html


Abraço.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Lista de Algoritmo: Instrução de Repetição II

Pessoal,
No link a seguir está disponível mais uma lista com exercícios sobre instrução de repetição:
http://www.4shared.com/document/isCIX1by/Lista_Instrucao_Repeticao_II.html

Abaixo segue conteúdo da mesma:

1.    No planeta Alpha vive a criatura Blobs, que come precisamente 1/2 de seu suprimento de comida disponível todos os dias. Escreva um algoritmo que leia a capacidade inicial de suprimento de comida (em Kg), e calcule quantos dias passarão antes de Blobs coma todo esse suprimento até atingir um quilo ou menos.

2.    A prefeitura de uma cidade fez uma pesquisa entre seus habitantes, coletando dados sobre o salário e número de filhos. A prefeitura deseja saber:

a.    média do salário da população;
b.    média do número de filhos;
c.    maior salário;
d.    percentual de pessoas com salário até R$100,00. O final da leitura de dados se dará com a entrada de um salário negativo.

3.    Chico tem 1,50 metro e cresce 2 centímetros por ano, enquanto Zé tem 1,10 metro e cresce 3 centímetros por ano. Construa um algoritmo que calcule e imprima quantos anos serão necessários para que Zé seja maior que Chico.


4.    Faça um algoritmo que calcule o faturamento de um cinema a cada sessão. Devemos considerar que os menores de 18 anos e que os maiores de 65 anos também pagam meia. O preço normal do ingresso irá variar conforme o dia da semana, portanto deve ser solicitada esta informação. A quantidade de pessoas no cinema irá variar a cada sessão, portanto deve haver está informação também. Além disto, o algoritmo pode ser executado mais de uma vez, ou seja, deve-se verificar ao final do cálculo de uma sessão se o usuário deseja verificar o faturamento de outra sessão.


5.    Existem números de 4 dígitos (de 1000 a 9999) que obedecem à seguinte característica: se dividirmos o número em dois números de dois dígitos, um composto pela dezena e pela unidade, e outro pelo milhar e pela centena, somarmos estes dois novos números gerando um terceiro, o quadrado deste terceiro número é exatamente o número original de quatro dígitos. Por exemplo: 2025, separando: 20 e 25 , somando temos 45. Elevando 45 ao quadrado temos 2025. Escreva um programa para calcular todos os números que obedecem a esta característica.


6.    Ler duas palavras e compará-las. O programa deve informar se as palavras são iguais, caso contrario informar se a primeira é maior do que a segunda, se a segunda é maior do que a primeira ou se são diferentes e tem a mesmo tamanho.

7.    Entrar com uma palavra e criptografá-la da seguinte maneira: A-X; E-Y; I-W; O-K; U-Z;


Bons estudos.

Algoritmo: Aula de reposição

Pessoal,
Teremos hoje (18/05/2010) aula de reposição de algoritmo às 20:10 no laboratório.

Calendário de Editais da Fapesb

Calendário de Editais da Fapesb do ano de 2010. Salve ou clique na imagem para melhor visualizar.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

III Seminário de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento

O Campus Santo Amaro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA estará realizando de 31 de maio a 02 de junho, no Teatro Dona Canô, o III Seminário de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento – SEMAD.   O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB e do Grupo de Informática Aplicada (GIA) e tem como coordenador, o professor Marcelo Silva.
O III SEMAD tem como objetivo estimular a comunidade acadêmica na produção, e divulgação de conhecimentos científicos no campo educacional, promovendo intercâmbios entre alunos e pesquisadores, entre instituições de ensino e a comunidade.
Na programação, além das palestras, mini-cursos e demais atividades, a novidade deste ano será a apresentação de trabalhos em formato de pôster, cujo prazo de envio dos resumos expandidos para o e-mail franciscoborges@ifba.edu.br se encerra em 20/05/2010.    Os interessados em participar do evento e conferir a programação devem realizar as inscrições no do endereço eletrônico: http://www.gia.ifba.edu.br/eventos.

Participem!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Algoritmo: Aula de reposição

Pessoal,
Lembrando que hoje (11/05/2010) teremos aula de reposição de algoritmo às 20:10.

Iremos para o laboratório continuar a resolução da lista de repetição.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Acervo digital da Veja

A partir de agora todas as edições poderão ser consultadas na íntegra em formato digital no endereço

http://veja.abril.com.br/acervodigital/

A revista liberou o acervo em comemoração ao seu aniversário de 40 anos. A primeira edição de VEJA foi publicada em 11 de setembro de 1968.

O sistema de navegação é similar ao da revista em papel: o usuário vai folheando as páginas digitais com os cliques do mouse.

O acervo apresenta as edições em ordem cronológica, além de contar com um sistema de buscas, que permite cruzar informações e realizar filtros por período e editorias.

Também é possível acessar um conjunto de pesquisas previamente elaborado pela redação do site da revista, com temas da atualidade e fatos históricos.

Com investimento de R$ 3 milhões, o projeto é resultado de uma parceria entre a Editora Abril e a Digital Pages e levou 12 meses para ficar pronto. Mais de 2 mil edições impressas foram digitalizadas por uma equipe de 30 pessoas. O banco Bradesco patrocinou a iniciativa.

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